O que é Manutenção Preditiva? 3 formas de aplicar

Manutenção preditiva atua como monitoramento dos maquinários com a intenção de prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Ela funciona como proteção de peças e fluidos, ou seja, é uma manutenção realizada antes que haja um problema. Atua como proteção e garantia no controle da vida útil dos maquinários e equipamentos em geral.

Como já diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. O mesmo ditado se aplica aos cuidados necessários com equipamentos, sejam eles das áreas industriais, do transporte, da agricultura ou da construção civil, por exemplo.

Desse modo, manter a manutenção dos equipamentos em dia é reduzir o tempo de operação, ganhar produtividade e, consequentemente, reduzir custos.

Atenção - redes

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Podemos notar falhas mecânicas de diversas maneiras, seja na vibração do volante ou dos pedais, por exemplo, no tempo que leva para o braço da retroescavadeira fazer o movimento de subir, descer, pegar, soltar. Tudo isso implica na saúde do maquinário, bem como dos fluidos que percorrem em seus mecanismos.

A manutenção preditiva é uma técnica baseada no estado do equipamento. Faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeção em campo.

Atua como monitoramento dos maquinários com a intenção de prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Desse modo, a manutenção preditiva possibilita que algo seja feito antes que os defeitos se agravem, evitando prejuízos maiores para os gestores.

Exemplos de manutenção preditiva:
  1. Análises dos óleos dos maquinários;
  2. Microfiltragem dos óleos;
  3. Análises das peças dos maquinários;

Isso resulta em programar a troca das peças antes de quebrarem ou desgastarem a ponto de prejudicar a operação.

Atenção - maquinário

 

COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO PREDITIVA?

Sabemos que para um maquinário funcionar em bom estado, ter maior vida útil e operar com facilidade e agilidade, não é preciso nenhum milagre, apenas estar com a manutenção em dia. Mas como funciona a manutenção preditiva?

Ela funciona como proteção de peças e fluidos, ou seja, é uma manutenção realizada antes que haja um problema. Atua como proteção e garantia no controle da vida útil dos maquinários e equipamentos em geral.

Identificar falhas e agir antes que se tornem um problema

COMO APLICAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA?

Há diversas maneiras de se aplicar a manutenção preditiva. Irá depender do tipo de máquina, maquinário, equipamento ou qualquer motor que precise fazer a manutenção.

Aqui na POC Filtros indicamos a Análise visual, a Análise de óleo e a Microfiltragem de óleo, como maneiras de aplicar a manutenção preditiva.

manutenção preditiva

1- Análise visual

Todo dia você pode estar analisando o maquinário ou equipamento se o mesmo apresenta sinais de óleo contaminado ou ruídos, como por exemplo, se a garra da escavadeira está se movendo mais lentamente que o normal ou se a vida útil de peças parece estar menor. A vibração, por exemplo, também é um indicador de falhas.

2- Análise de óleo

A análise do óleo é uma das técnicas de monitoramento mais utilizadas no mundo, segundo a ALS. É uma das mais importantes ferramentas da manutenção preditiva e permite realizar avaliações laboratoriais rápidas e precisas sobre os fluidos utilizado nos equipamentos.

Com a análise de óleo, torna-se possível detectar tanto os desgastes das peças móveis dos equipamentos quanto a presença de substâncias contaminantes já que os equipamentos atuais estão mais sujeitos à contaminação do óleo, exigindo-se maior necessidade de limpeza nos sistemas de fluido ao longo da sua vida útil.

Veja aqui: Análise de Óleo na Manutenção Preditiva

Dentro da Análise de óleo há também o monitoramento do desgaste de peças e equipamentos, ou seja, além de saber a qualidade dos óleos e fluidos, você consegue detectar a saúde das peças e conexões dos seus maquinários.

Após receber os resultados da análise enviada ao laboratório, você tem informações de quais peças estão desgastadas e que estão contaminando o óleo, como também as peças que precisam de troca para evitar quebras, danos ou paradas desnecessárias.

Mas como se livrar da contaminação indicada no meu óleo pela análise?

3- Microfiltragem de óleo

A microfiltragem se baseia, com auxílio de elementos filtrantes, na retenção da contaminação presente em fluidos. Através desse processo, o óleo passa por um conjunto de elementos filtrantes de profundidade que eliminam grande parte das partículas de contaminação.

Importante lembrar que o processo deve ser feito inclusive em óleos novos pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.

QUANDO REALIZAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA?

É realizada sem a necessidade de haver problemas evidentes, serve para prevenção. Pode-se avaliar o estado atual da vida útil de peças, fluidos e maquinários, assim, podendo fazer a correção antes que falhas tornem-se problemas para a operação.

A manutenção preditiva atua para tardar a preventiva e evitar a corretiva.

BENEFÍCIOS AO APLICAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA:
  • Evitar manutenções corretivas;
  • Saber a vida útil atual das peças e de equipamentos;
  • Saber a vida útil atual dos fluidos;
  • Poder agendar manutenções e evitar paradas desnecessárias;
  • Reduzir troca de peças e fluidos;
  • Aumentar o tempo de produção e rendimentos dos maquinários;
  • Saber o que tem contaminado suas máquinas e fluidos;
  • Reduzir custos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com especialistas.

Chame a gente no whats: (49) 9 9959-5612 ou ligue para: (49) 3319-9211

Atenção - wpp

 

2 comentários em “O que é Manutenção Preditiva? 3 formas de aplicar”

  1. Pingback: Diferenças entre filtragem e diálise de óleo - Poc Filtros

  2. Pingback: Análise: fluidos e compartimentos que podem ser monitorados - Poc Filtros

Comentários encerrados.

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!