MICRA, micragem ou micron: o que significa reter 2 micras?

Micra é o plural de micron e o mesmo que micragem ou micrômetro. Todas essas nomenclaturas são representadas pelo símbolo (µm) e correspondem à unidade de medida microscópica, em que 1 micron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000.

1 mícron = 0,001

Para você entender melhor, um grão de areia tem entre 200 a 500 micras de espessura, já o fio de cabelo tem 75 micras, agora as células vermelhas do nosso sangue têm espessura de apenas 8 micras. O grão de areia e o fio de cabelo podemos ver a olho nu porque tem espessura maior que 45 micras já que, abaixo disso, torna-se impossível enxergá-las sem o auxílio de um microscópio.

Abaixo de 45 micras é impossível ver a olho nu.

Para que é usada a micragem?

A unidade de medida em micras é utilizada no ramo da Biologia para identificar as dimensões celulares, na Engenharia para medir a espessura, altura, largura e profundidade e em outras áreas que trabalhem com produção de unidades com medidas microscópicas em geral. Muitas empresas utilizam esse tipo de medida como forma de medição da espessura de materiais, como na produção de lonas, por exemplo. Quanto maior a micragem desses produtos, em sua grande maioria, maior será a sua resistência. Agora quanto maior a micragem, necessariamente, maior será a espessura desses materiais e elementos.

Como exemplo, um material com 40 micras de espessura é maior, em dimensão, do que um material com espessura de 10 micras.

micron

Como calcular e ler a micra?

Já sabemos que 1 micron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000. Mas se você quiser saber o tamanho de um elemento ou material, por exemplo, há algumas formas para conseguir chegar aos resultados. Uma delas é a transformação de centímetro para micragem. Você só precisa dividir o valor do centímetro por 1000.

100 mil micrômetros (µm) é = 1 centímetro (cm)

Para ler a micragem, no mercado há equipamentos capazes de identificar a espessura de uma partícula, por exemplo, através dos raios lazer. Há também medidores específicos para isso, como o micrômetro.

Micragem na descontaminação de óleo

Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações com micragem menores ainda, até as microscópicas de 2 micras. Isso garante uma retenção muito mais eficaz, pois essas pequenas partículas são as responsáveis pelos maiores problemas nos equipamentos. Como falamos, através da microfiltragem, o óleo é passado por um conjunto de filtros absolutos para eliminar completamente as partículas de contaminação. Importante lembrar que o processo deve ser feito inclusive em óleos novos, pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.

microfiltragem de profundidade é a técnica mais eficaz. Ela remove as partículas com mais eficiência, confere mais segurança no processo e, principalmente, oferece muitos benefícios para os equipamento. A técnica, dependendo do sistema, pode conferir a retenção de aproximadamente 900 gramas.

Os filtros de superfície, na sua grande maioria, trabalham com retenção de aproximadamente 25 micras. Então quando um filtro de filtragem ou microfiltragem tem especificação de 25 µm, significa que as partículas sólidas com tamanho maior que 25 micras serão retidas pelo filtro e as partículas menores de 25 passarão normalmente pelo filtro.

Isso ocorre porque as “redes” internas do filtro possuem um tamanho específico e relativamente maior, com isso conseguem capturar apenas partículas maiores.

micra

A descontaminação no óleo ocorre de algumas formas. Uma delas é a microfiltragem, que, diferente da filtragem, consegue capturar partículas bem menores.

Aqui na POC Filtros, os elementos filtrantes de profundidade conseguem reter partículas de até 2 micras.

micragem

COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO?

Por mais que sejam tomados todos os cuidados necessários no dia a dia, a contaminação do óleo é difícil de ser evitada. Normalmente, ocorre por diversos fatores, como:

  • Partículas geradas pelo próprio desgaste interno;
  • Poeira que entra pelo filtro de ar;
  • Se dá durante o abastecimento, manutenção, ou montagem;
  • Ocorre por causa de vazamentos no sistema;
  • Durante o transporte, armazenagem ou transferência do óleo novo.
CONCLUSÃO

Micra é o plural de mícron e o mesmo que micrômetro, micrómetro ou micragem. Todas essas nomenclaturas são representadas pelo símbolo (µm) e correspondem à unidade de medida microscópica, em que 1 mícron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000.

Os filtros, na sua grande maioria, trabalham com retenção de no máximo 25 micras. Agora, aqui na POC Filtros, utilizamos a microfiltragem de profundidade que retém partículas do óleo muito menores que 25 micras, as de até 2 micras, na razão beta 300.

Ficou com alguma dúvida sobre micra ou microfiltragem? Entre em contato conosco e fale com especialistas em filtragem de óleo.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!