Análise: fluidos e compartimentos que podem ser monitorados

A análise de fluidos, também conhecida como análise de óleo, é realizada após a coleta de uma amostragem da máquina, a qual é levada para análise em laboratório. É importante salientar que podem ocorrer diversas análises, pois diferentes amostras podem ser coletadas de diversas partes do equipamento.

A análise de fluidos é uma das técnicas de monitoramento mais utilizadas no mundo, segundo a ALS. É uma das mais importantes ferramentas da manutenção preditiva e permite realizar avaliações laboratoriais rápidas e precisas sobre os fluidos utilizado nos equipamentos.

analise-de-oleo

Com a análise de fluidos, torna-se possível detectar tanto os desgastes das peças móveis dos equipamentos quanto a presença de substâncias contaminantes já que os equipamentos atuais estão mais sujeitos à contaminação dos fluidos, exigindo-se maior necessidade de limpeza nos sistemas de fluido ao longo da sua vida útil.

Quais fluidos e compartimentos podem ser monitorados?

Podemos fazer análise de óleo em vários fluidos e compartimentos, como do motor, transmissão, sistemas de engrenagem, do óleo diesel, líquido de arrefecimento, graxa e compartimentos hidráulicos. Veja alguns dos mais comuns:

FLUIDOS: Óleo de motor; Óleo hidráulico; Óleo de diferencial; Óleo de transmissão; Liquido de Arrefecimento; Graxa; Diesel; Engrenagem; Óleos isolantes; Sistemas térmicos; entre outros.

COMPARTIMENTOS e PEÇAS: Motor; Engrenagens em geral; Compartimentos Hidráulicos; Compressores; Mancais; Rolamentos; Buchas; Turbinas; Aerogeradores; Motores a combustão; e outros.

Atenção - maquinário

PONTOS DE COLETA PARA A ANÁLISE DE ÓLEO

É importante que todo sistema de filtragem de óleo contenha tecnologia adaptada para a coleta de análise de fluido, como uma boa prática de amostragem.

É indispensável que um sistema de tratamento de fluidos, em especial os de filtragem e descontaminação de óleo contenham uma válvula de coleta de óleo para análise. Essa válvula garante maior controle da contaminação no momento de coleta, para evitar influencias nos resultados das análises.

Nesta válvula que deve-se retirar uma pequena amostra do óleo (em média 100ml) em tempo real, com o equipamento desligado – no caso dos carrinhos Austech ou POC.

Após coletar o óleo, o frasco deve ser enviado ao laboratório ALS para a análise de qualidade, agentes químicos, contaminantes ou demais situações e aparência dos fluidos ou de compartimentos – dependendo o tipo de escopo.
Com base no relatório, você pode determinar se uma ação é necessária. O relatório deve indicar as condição dos fluidos e do maquinário, com um sistema de classificação que identifique os níveis entre NORMAL, ALERTAS e CRÍTICO. Além disso, o relatório deve incluir comentários do analista que analisou seus resultados. Esses comentários irão ajudá-lo a avaliar a criticidade do problema e sugerir ações.

análise de fluidos

classificações das análises de fluidos

COMO RESOLVER O PROBLEMA DA CONTAMINAÇÃO?

Após receber os resultados das análises e notar o estado de saúde dos óleos, precisa-se resolver as falhas antes que estas se tornem um problema.

Para o óleo que apresentar contaminação por partículas sólidas, as indicações geralmente são: 1) instalar um sistema de limpeza de óleo que seja eficiente na remoção da contaminação sólida; 2) detectar o ponto exato da contaminação e indicar se há a necessidade de trocar alguma peça, em casos de contaminação em equipamentos e maquinários.

Para a análise que indicar grande quantidade de água presente no óleo, o correto é investir em um sistema que seja eficiente na retenção de água; ou também identificar o local da contaminação e destacar se há a necessidade de troca de peças.

É importante destacar que, em caso de dúvida na hora de interpretação do relatório, os profissionais da POC Filtros estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento.

Chame a gente no whats: (49) 9 9959-5612 ou preencha o formulário.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!