Diferenças entre filtragem e sistema de diálise

Filtragem é o processo pelo qual o óleo passa pelo filtro com o intuito de reter as suas impurezas: contaminação sólida e água. O Sistema de Diálise tem a mesma função de remover contaminações do óleo, mas o que difere os dois sistemas são as formas de aplicação e a estrutura dos equipamentos.

INTRODUÇÃO

Quando há falhas em equipamentos ou as peças parecem precisar serem trocadas com mais frequência, são sinais de que há algum problema, correto? Muitas vezes a solução está envolvida com a qualidade dos fluidos.
Para resolver o problema de contaminação dos fluidos, as melhores opções são os serviços de filtragem, microfiltragem e diálise de óleo. Veja as diferenças entre Filtragem e Sistema de Diálise:

Filtragem de óleo

A filtragem é a técnica responsável por remover as impurezas do óleo e, com isso, garantir que não haja o desgaste prematuro de peças, o que ainda pode acarretar em máquinas paradas, redução da produtividade e falhas, por exemplo. Problemas assim, como se pode imaginar, são sinônimos de perdas financeiras.

A filtragem de óleo é um processo fundamental e de extrema importância no dia a dia, isso porque elimina a presença de partículas sólidas, assim como o excesso de água, a qual também gera diversos problemas. Desse modo, a filtragem de óleo desempenha um controle preventivo e corretiva em máquinas, motores e equipamentos.

Também conhecida como filtração, é o processo de fazer passar, através de um meio poroso permeável, um fluido (diesel, hidráulico ou lubrificante) com a finalidade de reter partículas indesejadas que nele estejam em suspensão. Na POC Filtros, a filtragem funciona por processo de centrifugação, por esta razão, em vigor da viscosidade do óleo, podemos filtrar somente óleo diesel. Para outros tipos de óleo, utilizamos os sistemas de microfiltragem.

sistema

Como funciona a filtragem

Esse processo é capaz de reter até 10µm de contaminação sólida e 99% da água presentes no óleo. Os sistemas podem ser instalados embarcados ou fixos, onde acompanham o ciclo normal do motor. Como isso funciona? Um veículo ou maquinário já vem de fábrica com um sistema de filtragem, certo? Mas este é pouco eficaz na luta contra a contaminação – em média até 25 micras, com isso, a filtragem que falamos aqui é mais eficiente, de até 10 micras e é um sistema extra na preservação das peças e fluidos.

Veja aqui o que significa MICRA: quanto menor a micragem, mais eficiente é o sistema

Com isso os fluidos passam pelo sistema de filtragem (10µm) são direcionados para o sistema de filtragem comum (em média 25µm) e chegam ao motor já purificados. Esse processo não interfere no sistema hidráulico ou operacional dos equipamentos.

Diálise de óleo

Assim como ocorre com a filtragem, o sistema de diálise de óleo é realizado em diversos setores, como em máquinas agrícolas, em frotas de transporte, em equipamentos de mineração ou da construção civil e na indústria, por exemplo.

O sistema de diálise recebe tal nome pela semelhança com o processo de filtragem de sangue no corpo humano, chamada de hemodiálise. Acontece da mesma forma, onde o sangue precisa passar constantemente pelos rins para ser purificado e manter a saúde do corpo, o óleo de um sistema hidráulico ou diesel precisa estar constantemente sendo higienizado tento suas contaminações removidas e evitando problemas.

Como funciona a diálise

Há três modelos de sistema de diálise de óleo, fixo, móvel e o embarcado nos equipamentos. Sempre irá depende do tipo de óleo. O óleo sai do tanque ou reservatórios (diesel, hidráulico ou de lubrificantes) direto para o sistema de diálise, o qual realiza a microfiltragem do óleo – retendo 99,6% da contaminação sólida atingindo partículas de até 2 micras na Razão Beta 300. Remove também a água presente no fluido. Depois de passar pelo sistema de diálise e microfiltragem, o fluido retorna ao tanque de origem já limpo e purificado.

Diálise + Microfiltragem no mesmo sistema (2 µm)

Veja aqui: diferença entre Filtragem e Microfiltragem

O sistema de diálise de óleo utiliza um sistema de filtros by-pass, assim intitulado por não fazer parte do sistema integrado de filtragem original da máquina. Isto é, o sistema de diálise é acoplado à saída da bomba de óleo (quando o sistema é fixo), geralmente por meio de uma mangueira de aço inoxidável e sugada para o interior do sistema de filtragem.

sistema de diálise

Quais as principais diferenças?

Sabemos que a filtragem e a diálise têm o mesmo objetivo: reter a contaminação presente nos fluidos. Com isso, os dois sistemas podem ser aplicados em óleos como o diesel, hidráulicos e lubrificantes em geral.

Tanto a diálise como a filtragem de óleo são fundamentais para aumentar a vida útil dos equipamentos, dos filtros originais e dos fluidos. Isso porque os processos evitam danos precoces de peças importantes da engrenagem, como bicos e bombas injetoras.

A principal diferença é que na filtragem o sistema tem eficiência de no máximo 10 micras em partículas sólidas, mas é uma grande aliada para quem enfrenta problemas com água no óleo, por remover 99% da sua presença em fluidos. Já o sistema de diálise funciona como um ciclo de limpeza, seja instalado embarcado ou como um carrinho móvel e tem eficiência de 99,6% na contaminação sólida em 2 micras absolutas.

Filtragem comum:
  • É o sistema original dos equipamentos ou máquinas;
  • Já vem instalado;
  • Retém contaminação sólida de até 25 micras em geral;
  • Retém determinada quantidade de água presente nos fluidos (depende do sistema).
Filtragem POC Filtros:
  • Sistema extra instalado embarcado nos equipamentos ou tanques;
  • Instalado antes do filtro original;
  • Retém contaminação sólida de até 10 micras;
  • Retém 99% da água presente nos fluidos;
  • Aumenta a vida útil dos fluidos e peças.
Sistema de Diálise:
  • Sistema extra – móvel ou fixo nos equipamentos ou tanques;
  • Retém contaminação sólida de até 2 micras absolutas;
  • Retém a água presente nos fluidos (250ml por elemento filtrante);
  • Possui elementos filtrantes de profundidade;
  • Aumenta a vida útil dos fluidos e peças;
  • Pode ser utilizada para limpeza de tanques e reservatórios.
Limpeza de tanque com sistema de diálise

Quando há contaminação nos tanques ou reservatórios de óleo, é necessário que todo o óleo seja retirado. Para isso, o equipamento de diálise móvel é o mais indicado.
Com o sistema de diálise o óleo entra nos filtros através da mangueira de sucção, recebe a limpeza através da microfiltragem e é impulsionado pela mangueira de retorno para o mesmo tanque, realizando assim o processo de diálise.

O tanque e o óleo recebem limpeza com o sistema de diálise

Veja nesse vídeo uma limpeza de tanque de combustível com equipamento de diálise de diesel:

Quando devo fazer a filtragem ou diálise?

O mais indicado pelos especialistas da POC Filtros é que a filtragem e diálise de óleo sejam realizadas de maneira periódica, como manutenção preditiva. Fique atento aos sinais apresentados pelos equipamentos quando há indícios de contaminação no óleo:

  • Falhas no motor;
  • Diminuição na potência;
  • Consumo de combustível aumentado;
  • Redução nas Rotações Por Minuto (RPM);
  • Fumaça;
  • Falhas para dar a partida ou no ponto morto;
  • Falhas no ciclo do motor ou na velocidade reduzida;
  • Ruídos no motor e outros.
As características do óleo mudam?

É fundamental ter em mente que esses procedimentos de descontaminação de óleo não afetam os valores característicos dos óleos. Ou seja, propriedades como a viscosidade, oxidação, nitração e a sulfatação continuam intactas. Para que isso seja alterado, é preciso realizar alguns processos químicos, nenhum aplicado pela POC Filtros.
A filtragem e diálise também não interferem na coloração do óleo. O fluido será microfiltrado, purificado, mas os sistemas não são capazes de clarificar o óleo que já foi utilizado.

Como acontece a contaminação do óleo?

Por mais que sejam tomados todos os cuidados necessários no dia a dia, a contaminação do óleo é difícil de ser evitada. Normalmente, ocorre por diversos fatores, como:

  • Partículas geradas pelo próprio desgaste interno;
  • Poeira que entra pelo filtro de ar;
  • Se dá durante o abastecimento, manutenção ou montagem;
  • Ocorre por causa de vazamentos no sistema;
  • Durante o transporte, armazenagem ou transferência do óleo novo.
Diálise do óleo como investimento

O sistema de diálise + microfiltragem faz o uso de recursos tecnológicos mais avançados, sendo capaz de reter partículas mais finas de contaminantes que o sistema de filtragem interno comum não consegue.
A diálise de óleo é um investimento que permite corte significativo de custos com manutenção, substituição e descarte dos fluidos, uma vez que prolonga a vida útil tanto do óleo quanto da máquina. Você economiza com manutenções programadas e evita a degradação dos sistemas.

 

Fale com especialistas da POC Filtros e saiba como a filtragem e diálise de óleo podem cortar gastos com manutenção, além de reduzirem o impacto ambiental da sua empresa.

Chame a gente no whats: (49) 9 9959-5612 

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