Filtragem x Microfiltragem: entenda a diferença

A filtragem e microfiltragem são técnicas fundamentais para aumentar a vida útil dos equipamentos pois, além de evitar falhas e desgastes, possibilitam um melhor aproveitamento dos mesmos, ajudando a diminuir altos custos com manutenção. Mas você sabe a diferença entre filtragem e microfiltragem? Entre a microfiltragem e a microfiltragem de profundidade? Preparamos um material especial para você entender melhor a diferença entre essas duas técnicas. E, claro, escolher a melhor opção para um melhor aproveitamento de seus equipamentos.

filtragem e microfiltragem

Filtragem

O processo de filtragem é a capacidade de retenção de contaminantes existentes no fluído. A filtragem ou filtração é o processo pelo qual o fluido passa, através de um meio poroso permeável, com a finalidade de reter a contaminação que estava presente nesses óleos. Apesar de ser um processo simples, é necessário que seja feito com cuidado. É preciso escolher o sistema de filtragem corretamente e contar com equipamento adequado para que a filtragem seja eficiente. Mas é importante lembrar: a filtragem comum não consegue captar contaminações com micragens pequenas.

Em geral, os filtros comuns retém contaminação entre 20 e 25 micras. Os filtros POC retém partículas de até 10 micras.

Micra/Micrômetro e Micron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000. Um fio de cabelo tem espessura de 75 micras. Quanto menor o micron, menos é o tamanho da partícula.

Em resumo, a capacidade de filtração de um material depende de três atributos:

1- Pressão do fluido sobre a área do material filtrante;
2- Resistência do material filtrante à passagem do fluido;
3- Resistência do resíduo gerado (torta de filtro).

Aqui na POC Filtros, a Filtragem é a capacidade de retenção de contaminantes existentes no fluido através do processo de centrifugação. É uma das alternativas mais eficazes para aumentar a vida útil de fluidos, capaz de eliminar 99% da água, 62% da borra, 86% das partículas de até 10 micras.

A Filtragem é uma técnica de manutenção preditiva que, dia a dia, vem ganhando importância para reduzir custos e aumentar o desempenho de máquinas, equipamentos e frotas.

Microfiltragem

Antes de mais nada, é preciso entender como é o processo de microfiltragem. Ele se baseia na separação de partículas presentes em fluidos, óleos e emulsões em que os elementos filtrantes apresentem poros de 0,1 a 10 micras. Assim, substâncias maiores que os poros são retidas do fluído.

Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações com micragem menores ainda, até as microscópicas de 2 micras. Isso garante uma retenção muito mais eficaz, pois essas pequenas partículas são as responsáveis pelos maiores problemas nos equipamentos. Como falamos, através da microfiltragem, o óleo é passado por um conjunto de filtros absolutos para eliminar completamente as partículas de contaminação. Importante lembrar que o processo deve ser feito inclusive em óleos novos, pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.

Alguns benefícios que mostram as vantagens da microfiltragem:

  1. Os componentes não ficam desgastados;
  2. Maior disponibilidade do equipamento;
  3. O custo de manutenção é reduzido;
  4. Os componentes ganham maior tempo de vida útil;
  5. Técnica ecologicamente responsável: apresenta menor impacto ao meio ambiente.

Sobre esta última vantagem, é importante lembrar que, muitas vezes e infelizmente, o óleo contaminado é descartado na natureza. Já o óleo microfiltrado pode ser reutilizado.

 

Veja este artigo e descubra como diminuir custos com a microfiltragem!

 

Microfiltragem de Profundidade

A microfiltragem de profundidade é a técnica mais eficaz. Ela remove as partículas com mais eficiência, confere mais segurança no processo e, principalmente, oferece muitos benefícios para os equipamento. A técnica, dependendo do sistema, pode conferir a retenção de aproximadamente 900 gramas.

A Microfiltragem Austech remove a remoção da borra do fluido, água e tem eficiência de até 99,6% na limpeza em partículas de até 2 micras, na razão Beta 300.

Conclusão

A Filtragem retém contaminação sólida e líquida, mas não consegue eliminar partículas muito pequenas. Aqui na POC, a filtragem é capaz de retém até 10 micras e 99% da água presente nos óleos.

A Microfiltragem e capaz de retém contaminantes ainda menores, de até 2 micras, isso com eficiência de 99,6%.

Nunca se esqueça: a manutenção preditiva de seus equipamentos deve ser feita sempre. Ela é fundamental para que seus equipamentos tenham uma maior vida útil. E, para um melhor resultado e evitar surpresas desagradáveis com seu equipamento, a melhor opção é a microfiltragem de profundidade, a técnica mais eficaz entre todas as que envolvem a filtragem de óleo.

Rolar para cima
× Como podemos ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday