Óleo diesel contaminado por fungos e bactérias

Quando falamos sobre cuidados com óleo diesel, precisamos destacar a contaminação por água. Quando a água está presente no diesel ela contribui para o desenvolvimento da chamada contaminação MICROBIANA como leveduras, bactérias e bolores.  Se você notar a presença de água no tanque e o combustível apresentar mau cheiro, isso pode indicar a existência de micróbios. Veja 4 categorias da contaminação microbiana no óleo diesel:

óleo diesel contaminado

Óleo novo tem contaminação?

Óleo diesel contaminado por Bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, normalmente com 0,3 a 60μm de tamanho. Uma colônia de bactérias pode dobrar de tamanho em um período curto, de 20 a 30 minutos. Em sete horas, uma célula pode se multiplicar em dois milhões. As bactérias degradam um combustível de qualidade ao longo do tempo.

Óleo diesel contaminado por Fungos

Os fungos com longos filamentos multicelulares são chamadas de moldes. Ainda que não haja indicações de que o molde possa causar a degradação do combustível, a presença de fios longos bloqueia os filtros.

Óleo diesel contaminado por Fermento

O fermento é outro tipo de fungo, com crescimento relativamente lento. Seu tamanho costuma ser algo entre 3-4μm.

Óleo diesel contaminado por Biofilme

O biofilme é caracterizado por uma complexa estrutura de micróbios, que aderem às paredes do tanque de combustível. Este tipo de contaminação começa a se formar no momento em que os micróbios flutuantes livres caem sobre uma superfície, ligando-se a ela. Com o tempo, os biofilmes podem crescer e produzir um lodo protetor. Outro problema que pode ser causado é a erosão do tanque de combustível do metal, por conta do ácido excretado pelo biofilme.

Proteja-se da contaminação de óleo diesel

Se você perceber sua máquina ou veículo com funcionamento áspero, falhas ou o desligamento repentino isso pode indicar que há algo no combustível que não está queimando como deveria. Para estas situações, o filtro deve ser verificado, uma vez que há a possibilidade de que os contaminantes tenham restringido o fluxo de combustível por meio do filtro. Dessa forma, o motor pode não estar recebendo o suficiente para funcionar de forma adequada.

A Solução definitiva para resolver problemas com contaminação de combustível é investir em sistemas de Filtragem ou Microfiltragem.

Conte sempre com a POC Filtros para sanar as suas dúvidas sobre filtragem de óleo e microfiltragem. Faça uma consultoria gratuita agora!

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!