Entenda o que é microfiltragem de profundidade

Microfiltragem de óleo se baseia na separação de partículas presentes em fluidos, óleos e emulsões em que os elementos filtrantes apresentem poros de 0,1 a 10 micras. Assim, substâncias maiores que os poros são retidas dos fluidos. Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações com micragem menores e microscópicas, de até 2 micras.

Microfiltragem de Profundidade x Microfiltragem de Superfície

Dentro da microfiltragem, encontramos dois tipos: de superfície e de profundidade. Na microfiltragem de superfície, o fluido basicamente passa direto no elemento filtrante, sem ser retido por ele. Esse tipo de filtro comum, o “plissado” possui no máximo duas camadas de papel e as partículas acabam perfurando o filtro. Uma vez perfurado, partículas menores conseguem passar por ele, contaminando todo o fluido novamente.

Na microfiltragem de profundidade, o elemento filtrante retém as partículas em suas paredes que possuem o espaço de 80 milímetros entre elas. Os contaminantes passam por caminhos indiretos através do material que forma o elemento filtrante de profundidade. Assim, as partículas são capturadas nas aberturas do meio filtrante, que tem um formato de labirinto. A microfiltragem de óleo é uma técnica que garante prolongamento da vida útil dos seus equipamentos e economia de gastos na manutenção da sua frota. Além disso, evita falhas e desgastes prematuros do maquinário, fazendo com que você possa usufruir ao máximo dos seus equipamentos.

microfiltragem  microfiltragem de profundidade

Clique aqui e saiba mais sobre o elemento de profundidade

Filtragem e Microfiltragem de Óleo

No mercado, existem dois tipos de filtragem de óleo: a filtragem e a microfiltragem. A filtragem comum não consegue captar contaminantes muito pequenas, o que é grave, afinal, as partículas invisíveis a olho nu são as verdadeiras vilãs das contaminações. Já a microfiltragem garante uma retenção mais eficiente, capturando partículas de até 2 micras de tamanho – o que proporciona mais segurança na operação.

COMO A MICROFILTRAGEM age?

A microfiltragem propicia a captação eficiente da contaminação, o que reduz os riscos de manutenções corretivas no futuro. A microfiltragem diminui custos ao garantir o menor desgaste das peças e dos equipamentos, aumentando a vida útil do maquinário e promovendo a plena produtividade. No em geral, há 3 os tipos de óleo que submetidos à técnica da microfiltragem:

  • Óleo diesel: quando contaminado, o diesel pode comprometer a produtividade dos equipamentos e apresentar falhas prematuras de bombas e bicos injetores. A microfiltragem garante a proteção do sistema de injeção contra a contaminação por partículas.
  • Óleo hidráulico: um sistema hidráulico contaminado pode apresentar falhas em bombas e válvulas, perder a eficiência por fugas internas, desgastar prematuramente o equipamento e demandar excesso de troca de óleo. A microfiltragem do óleo reduz o custo com manutenção e aumenta a eficiência do maquinário, prolongando também a sua vida útil.
  • Óleo lubrificante: a contaminação no óleo lubrificante pode comprometer a sua eficácia e acarretar maiores problemas aos equipamentos. Assim, demanda sucessivas paradas para manutenção e troca de peças, o que prejudica bastante a produtividade.
Clique aqui e DESCUBRA COMO DIMINUIR CUSTOS COM A MICROFILTRAGEM!

 

Benefícios da Microfiltragem de Profundidade

A microfiltragem por profundidade apresenta grandes benefícios para o seu maquinário.  Dependendo do sistema de microfiltragem escolhido, é possível obter:

  • Retenção de aproximadamente 900 gramas;
  • Remoção da borra do fluido;
  • Eficiência de 99,6% de limpeza.

Com isso, a microfiltragem por profundidade garante maior eficiência na remoção de partículas, maior segurança no processo, maior eficácia no resultado e maior disponibilidade dos seus equipamentos, sem precisar sujeitá-los a uma parada longa por defeito em uma manutenção corretiva.

Conclusão

A microfiltragem de óleo é uma técnica que garante prolongamento da vida útil dos seus equipamentos e economia de gastos na manutenção da sua frota. Além disso, evita falhas e desgastes prematuros do maquinário, fazendo com que você possa usufruir ao máximo dos seus equipamentos.

Faça sempre uma manutenção preditiva dos seus equipamentos e não esqueça de recorrer à microfiltragem de profundidade, pois é a melhor e mais eficaz técnica dentro da filtragem de óleo. É melhor garantir que não haja surpresas com o seu maquinário. Por isso, faça uma microfiltragem com uma empresa de confiança.

Rolar para cima
× Como podemos ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday