Vale a pena ter um tanque de combustível? 4 vantagens

Vale a pena ter um tanque de combustivél? Na busca por gerenciar custos muitas empresas e fazendas tomam a decisão de adquirir um tanque de combustível para suas frotas. Porém, devido a qualidade dos combustíveis é cada vez mais comum a utilização de sistemas de filtragem e análise de óleo para garantir a melhor performance e longevidade das máquinas.

Se você está pensando em adquirir um tanque de combustível diesel fique atento, veja a seguir os benefícios.

tanque de combustível

Benefícios de um tanque de combustível

O primeiro passo é verificar qual o consumo mensal de combustível de sua frota. Com base nestes dados você terá a noção de gastos para abastecer em um posto terceirizado ou ter um tanque de abastecimento próprio.

1- Controle da qualidade de combustível

Tendo tanques próprios para abastecer sua frota é possível melhorar o controle contra combustíveis adulterados, uma vez que você pode escolher e analisar a certificação do fornecedor. Lembre-se que um combustível livre de contaminação ou adulteração pode garantir a longevidade de suas máquinas.

2- Controle do consumo de combustível

Ter um sistema próprio para abastecer suas máquinas gera maior controle de consumo e permite uma avaliação mais detalhada do rendimento da frota, uma vez que todas as máquinas usam o mesmo combustível.

3- Controle de custos operacionais de abastecimento

Ter um tanque de combustível em sua propriedade ou em sua empresa gera rapidez e disponibilidade de combustível 24 horas. Além disso, evita custos com deslocamento permitindo que as máquinas permaneçam produzindo por mais tempo. A compra em grande quantidade de óleo combustível também pode gerar economia na hora de negociar com fornecedores.

4- Controle da contaminação de combustível

Sabemos que não é possível eliminar totalmente a presença da água e partículas sólidas do óleo diesel, mas é possível controlar os níveis de contaminação com a instalação de sistemas de microfiltragem e acompanhamento por análise de óleo.

Se você possui um tanque de combustível há algum tempo e não tem nenhum sistema de filtragem extra, deve ao menos considerar a necessidade de fazer periodicamente a limpeza deste tanque. Veja abaixo um vídeo estudo de caso com uso de técnicas de microfiltragem e análise de óleo.

VÍDEO – Tanque de abastecimento com sistema de Microfiltragem

A filtragem permanente no abastecimento e a limpeza periódica do tanque trazem respectivamente benefícios como:

  • Aumento do rendimento do combustível;
  • Diminuição da troca de filtros de combustíveis de máquinas e veículos;
  • Redução na necessidade de manutenção de bicos e bombas de injeção de combustível.
Óleo contaminado gera danos ao tanque

Sabemos que quando um veículo, equipamento ou maquinário opera em ambientes com grande quantidade de areia, água, poeira e afins, torna-se frequente o número de contaminação no óleo, sejam combustível, hidráulico ou lubrificantes em geral. Assim como colocar um combustível errado no carro ou maquinário, pode gerar grandes problemas.

Ao ser colocado em uma máquina, o diesel contaminado danificará as paredes internas do tanque de combustível, contribuindo para a proliferação de bactérias, fungos e ferrugem.

Limpeza do tanque

A limpeza de tanque de óleo é realizada através da filtragem ou diálise de óleo. Existem algumas técnicas de controle de contaminação de combustível que vão desde a filtragem comum (Nominal) até na microfiltragem de profundidade (Absoluta).

É recomendado que o procedimento de limpeza seja realizado sempre que for identificado os seguintes problemas:

  • Falhas no motor, partida e ponto morto;
  • Redução na potência;
  • Redução nas rotações por minuto (RPM);
  • Fumaça;
  • Ruídos e outros.
Qual o melhor modelo de tanque de combustível?

Dentre os modelos de tanque de combustível o mais popular é o tanque aéreo. Instalado acima do solo, este tipo de tanque de óleo combustível é considerado uma alternativa mais segura do que os de tanques subterrâneos, já que permite fácil acesso à inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosões. A facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.

Quais normas e licenças são necessárias para armazenagem de óleo combustível?

Depois de considerar a questão econômica e avaliar sua necessidade de ter um tanque de abastecimento de combustível, procure informações sobre as licenças ambientais e as normas de segurança para a instalação de um sistema.

Pesquise sobre os melhores materiais para tanque de combustível

É muito importante também pesquisar um bom produto. Cada vez mais as empresas fabricantes de tanque para armazenamento de óleo diesel investem em pesquisa para desenvolver novos materiais. Hoje, além do aço, também é possível encontrar tanque de combustível em polipropileno.

Conclusão

Se você já possui um tanque de abastecimento de combustível para sua frota você pode melhorar o desempenho de máquinas e equipamentos utilizando técnicas de filtragem e analise de óleo.

Se você ainda está pesquisando sobre um tanque de combustível, avalie que há uma série de benefícios operacionais e econômicos para quem decide investir em um sistema próprio para abastecimento de frotas. No entanto, seja na cidade ou no campo, é importante escolher um bom produto e conceber um bom projeto de instalação observando as normas ambientais e de segurança.

Fale agora com um especialista POC Filtros e tire suas dúvidas sobre tanques de combustível!

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!