Filtragem de óleo diesel e hidráulico

Filtragem de óleo é uma técnica de manutenção preditiva que dia a dia vem ganhando  importância para melhorar custos e desempenho de máquinas, equipamentos e frotas. Com o passar do tempo, os mais diversos equipamentos utilizados se tornaram mais modernos, com componentes cada vez menores e mais leves.

A contaminação causa cerca de 80% das falhas dos componentes, tanto em equipamentos novos, quanto usados. Por isso, a filtragem dos óleos é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos nas indústrias e nas demais atividades produtivas. A manutenção e o controle dos contaminantes das máquinas têm por objetivo assegurar o desempenho operacional desses equipamentos, fazendo com que cheguem ao seu período de vida útil previsto por seus fabricantes. Nesse contexto, ganha essencial importância o papel da filtragem de óleos. Trata-se de um processo capaz de eliminar o máximo de impurezas possível.

Óleo hidráulico contaminado pode causar:

A principal função do óleo hidráulico é ser um meio de transmissão de energia e troca de calor. Além disso, ele também lubrifica e favorece o movimento das peças, veda as entradas e as saídas de ar, além de preencher as folgas entre os componentes.

Por essas razões, a filtragem de óleo hidráulico é uma conduta mais que necessária. Para se ter ideia, cerca de 80% das falhas de sistemas são causadas por irregularidades e contaminação do óleo. Isso se deve principalmente pela perda de suas propriedades lubrificantes, o que aumenta o desgaste e prejudica a vida útil das peças.

  • Falhas nas bombas e válvulas;
  • Perca na eficiência causadas por fugas internas;óleo
  • Trocas de óleos desnecessárias;
  • Manutenções constantes;
  • Entupimento de bombas, entre outros.
Óleo diesel contaminado pode causar:

Mal funcionamento do sistema de injeção, acarretando em um aumento de consumo, perda de potência e falhas prematuras de bombas e bicos injetores. Podendo levar a falha do motor. Assim como:

  • Comprometimento da potência do motor;
  • Desgaste na bomba de combustível;
  • Saturação dos filtros antes do programado;
  • Oxidação/corrosão de peças metálicas;
  • Manutenção mais frequente;
  • Dificuldades no arranque;
  • Aumento da atividade microbiana;
  • Aumento no consumo de combustível em razão da combustão ineficiente, entre outros.

A contaminação é um vilão invisível que reduz a eficiência dos equipamentos e pode ser introduzida nos sistemas durante o abastecimento, a operação, a manutenção ou por desgaste natural. Podendo causar falhas que custam até 5x mais que reparos antecipados.

Com filtros de 2 micras, os sistemas da POC Filtros, são a solução contra a contaminação. Fazendo a filtragem por profundidade, garantindo o melhor custo benefício do mercado. Além disso, os sistemas são modulares, de fácil instalação e manutenção.

 

Filtragem óleo diesel e hidráulico

Filtragem de óleo hidráulico

Os sistemas de diálise garantem um óleo hidráulico limpo, aumentando a vida útil dos componentes. Pode ser móvel, permitindo mobilidade e aplicação em vários equipamentos, ou embarcado, fazendo a diálise contínua. O melhor é que depois da filtragem o óleo pode ser reutilizado. Lembrando que a cor do óleo não pode ser clarificada com a filtragem, mas a contaminação suficiente para o óleo se tornar bom e com a norma ISO e NAS adequadas, é eliminada.

Filtragem de óleo diesel

Os sistemas de filtragem de diesel garantem a máxima eficiência dos sistemas de injeção, reduzindo as falhas e os custos de reparo que são elevadíssimos.

Podem ser instalados no posto ou em comboios de abastecimento, antes do bico. É indicado para frotas com abastecimento centralizado. Também pode ser instalado embarcado no equipamento, entre o filtro coalescente e o filtro primário. Indicado para frotas flutuantes sem ponto de abastecimento pré-definido.

Custo benefícios de sistemas de filtragem

Os sistemas de filtragem da POC Filtros podem reduzir de 5 a 10 vezes o nível de contaminação dos equipamentos. Isso significa redução de custos de manutenção e ganho de vida útil dos componentes. Aqui na POC Filtros, a Filtragem tem capacidade de retenção de contaminantes existentes no fluido através do processo de centrifugação. É uma das alternativas mais eficazes para aumentar a vida útil de fluidos, capaz de eliminar 99% da água, 62% da borra, 86% das partículas de até 10 micras.

Conheça nossos produtos para filtragem de óleo!

Conte sempre com a POC Filtros para sanar as suas dúvidas sobre filtragem e microfiltragem de óleos.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!