Por que instalar filtros para tratores agrícolas e florestais?

Todo produtor rural sabe que precisa fazer uma boa manutenção em seus tratores e implementos para garantir a sua produção. Entretanto, nem sempre são conhecidas as múltiplas funções dos filtros para tratores e máquinas agrícolas e florestais.

Se você trabalha com operações florestais ou agrícolas, sabe o quanto sua equipe e seus equipamentos e maquinário estão sujeitos a inúmeras variáveis, desde climáticas e ambientais (sol, vento, chuva, pragas florestais e agrícolas) até as de infraestrutura (atoleiros, estradas ruins ou com manutenção inadequada, trabalho em locais de difícil acesso, etc.).

Aprenda agora as diferentes funções dos filtros para tratores e entenda o motivo de eles serem indispensáveis à eficiência e confiabilidade do trabalho no campo.

tratores

O trabalho sujo das operações florestais e agrícolas e a importância dos filtros para tratores

Quem já operou máquinas agrícolas e florestais sabe o quanto se está sujeito às intempéries climáticas e aos imprevistos dos mais originais. As operações florestais e agrícolas lidam diretamente com a terra, o que significa levantar muita poeira e gerar resíduos mesmo nas atividades menos complexas, como as de preparo da terra.

As máquinas agrícolas e florestais, nesse sentido, realizam o trabalho “mais sujo”, pois, em geral, as operações precisam enfrentar inúmeras intempéries do trabalho no campo, tais como chuva e atoleiro, quebra inesperada em locais de difícil acesso, além da rotina de trabalho que por si só já é exaustiva.

Máquinas como harvesters e picadores processam resíduos florestais ainda em campo, gerando partículas, geralmente grandes, que podem ocasionar falha, defeito ou pane nas diversas etapas do processamento. Isso evidencia a importância dos filtros para tratores nas operações florestais.

Em tratores agrícolas, não é diferente. No caso da colheita mecanizada da cana, por exemplo, uma grande quantidade de resíduo de biomassa é formada, além da poeira e dos subprodutos da combustão (fuligem e vapor de água) do óleo diesel. De forma semelhante, quando consideramos tratores para preparo de solo, a ação dos implementos agrícolas como o subsolador e o destorroador revolve a terra, formando nuvens de poeira que podem entrar no sistema de ar e nas engrenagens do motor.

Com a contaminação, muitas vezes surgem problemas inesperados no funcionamento da máquina e até mesmo ocorrem acidentes de trabalho. Uma das formas de prevenção desses problemas é instalar filtros para tratores – investimento estratégico e fundamental que visa garantir a confiabilidade do processo produtivo e do local de trabalho.

Os diferentes tipos de filtro para tratores

Quando se fala em filtro de máquinas, quase sempre nos lembramos do filtro do lubrificante. Conheça agora os outros tipos de filtro destinados a tratores igualmente importantes para a manutenção de suas máquinas agrícolas e florestais.

– Filtro de transmissão

O sistema de transmissão é composto de embreagem, caixa de câmbio, diferencial e redutores e, como o nome sugere, tem a função de transmitir a força, a rotação e o torque do motor para as rodas do veículo, fazendo-o andar. O fluido de transmissão é o que garante que essa tarefa seja cumprida com sucesso.

Quer seu trator tenha transmissão automática, quer tenha transmissão manual, a manutenção do fluido é importante a fim de prolongar a vida útil das peças. O filtro de transmissão ajudará nessa tarefa, propiciando um intervalo de tempo maior entre uma troca de óleo de transmissão e outra.

– Filtro hidráulico

Com o propósito de garantir que os óleos fluam através do sistema, há várias bombas instaladas em pontos estratégicos. Os filtros hidráulicos têm a função de proteger as bombas de danos ocasionados pela intrusão de partículas sólidas ou líquidas nesses óleos, assegurando o bom funcionamento do sistema de bombeamento e protegendo seus caros componentes.

– Filtro lubrificante

O fluido lubrificante tem as funções de manter limpas as partes do motor, diminuir o atrito sólido entre os componentes, fazer a vedação, proteger contra a corrosão, refrigerar o sistema e transmitir a força do motor para os demais elementos do veículo.

Ou seja, o óleo lubrificante é como o “sangue” do motor. Nesse sentido, conhecer o melhor filtro do óleo lubrificante para sua máquina ou frota é etapa indispensável visando assegurar a longevidade e a confiabilidade dos seus equipamentos, visto que o sistema de filtragem vai reter partículas metálicas provenientes do desgaste entre as partes do motor, fuligem e outros contaminantes potencialmente nocivos ao motor.

– Filtro do refrigerador do motor

O trabalho do motor produz calor por si só. Contudo, tratores agrícolas e florestais aquecem muito mais tanto em razão da natureza do trabalho – pesado – quanto por estarem frequentemente expostos ao sol e a outros obstáculos que forçam o motor a trabalhar mais.

Para evitar sobreaquecimento, os motores contam com sistemas de refrigeração, que em geral são como um grande ventilador que força a circulação de ar e dissipa calor. Esse ventilador precisa estar protegido para evitar danos ao motor e acidentes de trabalho.

 

– Filtro do óleo combustível

Com o intuito de assegurar que o combustível que ingressa no motor esteja com boa qualidade, deve-se instalar um filtro em sua entrada. Em geral, esse dispositivo é feito de papel poroso ou feltro e tem a função de reter contaminantes que podem comprometer o desempenho do motor ou causar danos aos componentes, como ao injetor e à bomba hidráulica.

– Filtro de ar

Para que ocorra a combustão, é necessária a entrada de ar no motor. Buscando evitar contaminação por água e outras partículas potencialmente nocivas à máquina, existe o filtro de ar, que tem a função de reter as impurezas maiores por centrifugação. Esse filtro pode ser externo ou integrar a carcaça do filtro. Esse tipo de sistema é desenhado para reter terra, poeira e fuligem antes que esses entrem no motor.

No caso de filtros para tratores, são necessárias manutenção e limpeza constantes, para garantir que a entrada de ar não esteja bloqueada, o que comprometeria o desempenho do motor, já que a combustão não seria realizada de modo eficiente.

– Filtro do painel de ventilação

Este filtro serve para garantir a salubridade do local de trabalho do tratorista. É parte fundamental em Ergonomia e Segurança do trabalho. Deve ser limpo regularmente e trocado quando necessário, procurando evitar acidentes de trabalho e adoecimento dos funcionários.

Assim, as principais razões para instalar filtros para tratores e outras máquinas agrícolas são manter a eficiência no fluxo de trabalho, garantir a segurança dos funcionários e evitar custos com manutenção corretiva, em geral muito mais cara. Conte com a experiência dos consultores da POC Filtros para ajudar você a atingir melhores resultados e a melhorar o seu desempenho em campo, faça chuva ou faça sol.

Saiba qual o melhor filtro para tratores de sua empresa rural fazendo gratuitamente uma cotação da POC Filtros e aumente a relação benefício-custo de sua frota.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!