Diálise de óleo diesel: o que é e quando fazer

A diálise de óleo diesel, como o nome sugere, tem o mesmo princípio do sistema de filtragem do sangue no interior do corpo humano. Da mesma forma que os rins mantêm nossos fluidos limpos, os sistemas de filtragem bypass asseguram a vitalidade do combustível, prevenindo gastos desnecessários e diminuindo a pegada ecológica da empresa.

Diálise de óleo diesel

Esse procedimento é, em resumo, uma técnica de filtragem que retira todo o óleo diesel do interior do tanque e o separa de contaminantes, como água e partículas sólidas ou biológicas. Estas, por sua vez, podem ser provenientes do próprio processo de degradação do óleo (oxidação, degradação dos aditivos), em função de desgastes como abrasão entre as partes móveis do motor ou contaminação pelo ar.

A diálise de óleo diesel recebe esse nome por causa da semelhança do processo com o sistema de filtragem do corpo humano: da mesma forma que o sangue precisa passar constantemente pelos rins para ser purificado e manter a saúde do corpo, o óleo de um sistema hidráulico precisa estar constantemente sendo higienizado, e pelo mesmo motivo de manter a vida útil e ser purificado. diálise de óleo diesel

O processo de diálise de óleo diesel utiliza um sistema de filtros bypass, assim intitulado por não fazer parte do sistema integrado de filtragem da máquina. Isto é, a máquina de diálise é acoplada à saída da bomba de óleo, geralmente por meio de uma mangueira de aço inoxidável, e sugada para o interior do sistema de filtragem.

Uma vez dentro do aparelho, o óleo vai passar através de um conjunto de filtros de membrana capazes de reter partículas finas. Esse é um detalhe importante, já que partículas maiores podem ser retidas pelo sistema de filtragem que vem com o motor, mas não as mais finas.

Em geral, os filtros comuns retém contaminação entre 20 e 25 micras. Os filtros POC retém partículas de até 2 micras na microfiltragem e diálise.

1 micra é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000. Um fio de cabelo tem espessura de 75 micras. Quanto menor a micra, menor é o tamanho da partícula.

Partículas menores, porém, podem causar grandes danos se chegarem a atingir partes internas do motor, reduzindo significativamente sua vida útil, sua eficiência e aumentando o custo de operação associado.

Ainda que os detalhes do sistema de filtragem bypass sejam patenteados e, portanto, não possam ser divulgados amplamente, é possível conhecer a dinâmica de funcionamento desses filtros na ilustração a seguir.

VÍDEO: EQUIPAMENTO DE DIÁLISE DE ÓLEO DIESEL

Por que fazer a Diálise de diesel?

A principal vantagem de realizar a diálise de óleo diesel em seus motores é que, após tal operação, haverá menor desgaste do motor, uma vez que as partículas mais finas de contaminantes ficarão retidas nas membranas do filtro. Além disso, haverá o prolongamento da vida útil do óleo.

Pode-se dizer desse modo que, com a ajuda da limpeza realizada pela diálise de óleo diesel, se retiram partículas de desgaste e impurezas em suspensão no óleo, porém sem retirar os aditivos importantes. Valores característicos do óleo, tais como Índice de Viscosidade, oxidação, nitração e sulfatação, também não são alterados com a aplicação da filtragem por diálise. Nesse sentido, apenas as partículas nocivas serão extraídas, enquanto a integridade geral das propriedades do óleo é mantida após a filtragem.

Os sistemas de filtragem por diálise de óleo diesel são recomendados, em especial, às empresas de transporte que possuam grandes frotas, serviços públicos de transporte com significativa frota de ônibus, empresas do setor de base florestal ou agrícolas, dentre outras.

Benefícios da diálise periódica

Indica-se realizar tal processo de filtragem sempre que você não tiver certeza quanto à fonte do óleo combustível com o qual serão abastecidas suas máquinas. Antes de fundirem, os motores dão sinais de problemas que você pode resolver preventivamente. Dentre os sintomas de contaminação do óleo diesel aos quais você deve ficar atento, estão:

  • Falhas no motor;
  • Diminuição na potência;
  • Consumo de combustível aumentado;
  • Redução nas Rotações por Minuto (RPM);
  • Fumaça;
  • Falhas para dar a partida;
  • Falhas no ciclo do motor ou na velocidade reduzida;
  • Ruídos no motor;
  • Falhas no ponto morto, entre outros.

Em todos esses casos, a realização de diálise de óleo diesel pode reduzir ou eliminar totalmente a fonte do problema, ou seja, a contaminação do óleo. Por isso, a recomendação de realizar filtragens periódicas do combustível, em particular no caso de empresas de transporte ou agrícolas que detenham frotas grandes, conforme mencionado no tópico anterior.

A razão disso é que os motores dessas máquinas contam com grande volume de óleo circulando constantemente durante o processo operacional. Por esse motivo, a limpeza dos óleos, e seu consequente reaproveitamento, reduzirá significativamente os custos com manutenção, além de expandir a durabilidade dos equipamentos e a vida útil do combustível. Outra vantagem é que a manutenção da qualidade do óleo permite que ele opere em condições ótimas, diminuindo o impacto ambiental e a pegada ecológica da empresa.

Análises periódicas do óleo devem ser realizadas a fim de garantir que o suprimento de combustível não vai causar danos aos motores de modo a reduzir sua vida útil e sua capacidade de trabalho. Qualquer comprometimento do funcionamento dos motores, nesse caso, pode acarretar prejuízos significativos também ao processo produtivo. A perda de potência de uma colheitadeira de cana, por exemplo, pode prejudicar o fluxo de trabalho em campo e consequentemente a produção de álcool, condicionada a um suprimento mínimo de matéria vegetal para seu bom funcionamento.

Assim, a diálise de óleo diesel deve ser incluída como prática rotineira visando garantir a vida útil e a saúde das suas frotas. Da mesma maneira que os rins para o sangue humano, um sistema de óleo bypass atua como um removedor de impurezas potencialmente nocivas ao motor.

O motor, antes de apresentar falhas significativas, dá sinais de contaminação, que devem ser observados e avaliados com cuidado pelos gestores de manutenção. Nesse sentido, a diálise de óleo diesel é uma técnica de manutenção preditiva que ajuda a prevenir custos originados por falhas não previstas no processo produtivo.

 

Faça agora mesmo uma cotação da POC Filtros sem compromissos e conheça como a diálise de óleo diesel contribui enormemente para o corte de seus custos com manutenção.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!