Como saber se o óleo lubrificante ainda está em condições de uso?

Como saber se o óleo lubrificante ainda está em condições de uso?

Existe algum segredo para manter os equipamentos sempre trabalhando de maneira adequada, com ganhos de desempenho e de produtividade? Tudo isso sem dores de cabeça com custos desnecessários? Sim, existe.

Garantir a qualidade do óleo lubrificante é ponto de partida para o funcionamento correto de equipamentos das áreas industrial, da agricultura, do transporte, e da construção civil, por exemplo. Como especialistas do setor afirmam, o óleo lubrificante pode ser comparado à corrente sanguínea. Isso devido ao papel que desempenha nas máquinas.

Porém, vale lembrar que o óleo tem  uma vida útil, a qual pode ser estendida.  Desse modo, é importante prestar atenção a sinais para saber se o óleo lubrificante ainda está em condições de uso.

Problemas com contaminação de óleo lubrificante

Um dos principais problemas enfrentados pelo óleo lubrificante é quanto à contaminação, que ocorre de várias maneiras, como pela presença de:

  • Água: a presença de água é bastante comum no óleo lubrificante. Normalmente causa a corrosão acelerada de superfícies, o desgaste de peças, entre outros;
  • Partículas: são fruto do próprio processo de produção externa, como transformação de metais, de madeiras, mineiras, entre outros. Ainda ocorre de forma interna, com o desgaste natural de peças;

Profissionais do setor explicam que, em diversas ocasiões, a contaminação do óleo lubrificante é consequência também do processo de manutenção. Normalmente isso ocorre quando não são tomados os cuidados necessários na hora de troca de peças, reparos, soldagem, troca de óleo, etc.

Desse modo, é fundamental ficar atento aos sinais que demonstram se óleo lubrificante ainda está em condições de uso, ou não.

Sinais para saber óleo lubrificante ainda está em condições de uso

Detectar se óleo lubrificante ainda está em condições de uso nem sempre é uma tarefa fácil, porém, não é impossível. Profissionais destacam ser comum máquinas apresentarem comportamentos fora do normal quando o óleo se encontra em condições inadequadas. Entre os sinais mais comum se destacam:

– Oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;
– Necessidade de  troca constante de filtros por causa da saturação;
– Necessidade da reposição de peças;
– Falhas de motores e de máquinas;
– Aumento do consumo;
– Lentidão de desempenho;
– Baixa de produtividade;
– Dificuldade de operação;

O que fazer?

O óleo contaminado é sinônimo de perdas financeiras. Isso porque reduz a vida útil de rolamentos, bicos, bombas e outras peças, aumenta o consumo, e também pode fazer com que máquinas fiquem paradas.

Como explicam especialistas, a maneira mais correta de saber se óleo lubrificante ainda está em condições uso é por meio de análise. Isso ajuda a detectar, assim como a solucionar, problemas em fase inicial, impedindo perdas significativas.

Como é realizada a análise do óleo lubrificante?

A análise do óleo lubrificante é realizada após a coleta de uma amostragem da máquina, a qual é levada para análise em laboratório. É importante salientar que podem ocorrer diversas análises, pois diferentes amostras podem ser coletadas de diversas partes do equipamento.

Depois de feita a análise, o cliente recebe os resultados que confirmam se óleo lubrificante ainda está em condições uso.

A importância da microfiltragem na qualidade do óleo

Empresas especializadas destacam que o sistema mais moderno e eficaz para garantir a qualidade do óleo lubrificante é por meio da microfiltragem. O processo é extremamente eficiente, sendo capaz de eliminar micropartículas sólidas que contaminam o óleo, assim como é eficaz na remoção do excesso de água.

A microfiltragem é o processo capaz de conter as partículas que não são eliminadas pela filtragem tradicional, que normalmente retém somente resíduos grandes e médios. A tecnologia elimina resíduos sólidos com poros entre 0,1 a 10 micrômetros, separando as partículas que contaminam o óleo. Ou seja, as partículas finas e ultrafinas.

Quer saber mais sobre a qualidade do óleo lubrificante da sua máquina e evitar perdas? Então entre em contato agora com a POC Filtros!

Faça uma consultoria gratuita!

 

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!