Como Eliminar Bactérias no Biodiesel

Assim como ocorre com o óleo diesel, bactérias no biodiesel também podem se fazer presentes, mas com um agravante. Devido a composição química deste combustível, o Biodiesel é melhor para o meio ambiente por que leva menos enxofre na fórmula, no entanto, isso favorece o surgimento da água e consequentemente de bactérias.

Combustível renovável, o biodiesel tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia. Um dos fatores que mais contribui para isso é o fato de ele ser biodegradável, o que reduz os impactos ambientais. Utilizado em motores diesel padrão, pode substituir parcialmente, ou totalmente, o combustível oriundo do petróleo. Tal contaminação é extremamente danosa se não eliminada, causando a diminuição da vida útil dos motores.

O Biodiesel é um grande aliado do meio ambiente já que sua utilização é menos poluente. Mas consequentemente, o biodiesel é mais fácil de ser contaminado por ter menos enxofre em sua composição.

Como surgem as bactérias no Biodiesel?

As bactérias no biodiesel são causadas, em grande maioria, pela presença de água no combustível. A água contribui para a formação da contaminação microbiana. É importante destacar que uma colônia de bactérias pode dobrar de tamanho em períodos curtos, como de 20 a 30 minutos.

De acordo com profissionais POC Filtros, a presença de água no biodiesel ocorre através de 3 maneiras diferentes:

  • Condensação: isso costuma ocorrer através do ar que entra no tanque. As variações de temperatura fazem que com que ocorra a condensação da água;
  • Abastecimento: em algumas ocasiões, a água pode estar presente também no combustível, principalmente quando de baixa qualidade ou o tanque não está cheio;
  • Limpeza: a limpeza inadequada abre caminho para a presença de água no diesel.

bactérias no biodiesel diesel

Os problemas causados pelo Biodiesel contaminado

Cabe destacar que a presença de bactérias no biodiesel contribui para danificar peças importantes da engrenagem, como bicos e bombas injetoras. Desse modo, a deterioração gera um aumento no custo de manutenção, que passa a ser mais frequente. As bactérias no biodiesel ainda causam:

– Deterioração do óleo;
– Oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;
– Necessidade de troca constante de filtros por causa da saturação;
– Falhas de motores e de máquinas;
– Máquinas ou veículos mais tempo paradas, o que gera a perca de dinheiro;
– Redução da vida útil dos rolamentos e outras peças;
– Aumento do consumo.

Além disso, a presença de bactérias no biodiesel também pode ser caracterizada por mau cheiro, falhas ou desligamento repentino da máquina ou do veículo, e ainda um funcionamento áspero.

biodiesel no diesel

O diesel pode ter em sua composição até 13% de Biodiesel, de acordo com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (2021)

 

Como eliminar as bactérias

Apesar da presença de água no biodiesel não poder ser evitada, ela pode ser controlada. Como a água é a principal causadora do surgimento de bactérias no biodiesel, o trabalho necessita ser focado para reduzir ao máximo a sua presença.

Conforme profissionais da POC Filtros, existem diversos caminhos que, somados, ajudam a eliminar as bactérias do biodiesel. O primeiro passo é garantir a avaliação constante do monitoramento do biodiesel, a qual detecta a presença de impurezas e a quantidade de biodiesel presente no diesel – isso tudo com a análise de óleo.

Outra maneira de eliminar bactérias no biodiesel é por meio da microfiltragem, um dos processos mais eficientes e que apresenta ótimos resultados.

Microfiltragem como solução

Antes de mais nada, é preciso entender como é o processo de microfiltragem. Ele se baseia na separação de partículas presentes em fluidos, óleos e emulsões em que os elementos filtrantes de profundidade retém a contaminação sólida e líquida. Através da microfiltragem, o óleo é passado por um conjunto de filtros absolutos para eliminar completamente as partículas de contaminação. Importante lembrar que o processo deve ser feito inclusive em óleos novos, pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.

Com a microfiltragem, os filtros conseguem captar contaminações com micragem menores que a filtragem comum, de até 2 micras. Isso garante uma retenção muito mais eficaz, pois essas pequenas partículas são as responsáveis pela maioria dos problemas em equipamentos.

Leia também:
Vantagens da microfiltragem
  1. Os componentes não ficam desgastados;
  2. Maior disponibilidade do equipamento;
  3. O custo de manutenção é reduzido;
  4. Os componentes ganham maior tempo de vida útil;
  5. Aumenta a vida útil do óleo. Pode ser reutilizado após a microfiltragem;
  6. Técnica ecologicamente responsável: apresenta menor impacto ao meio ambiente.

A microfiltragem é extremamente eficiente na redução da água no Biodiesel, o que contribui para a eliminação das bactérias. O processo é capaz de extrair ainda micropartículas sólidas que contaminam o óleo.

Gostaria de saber mais sobre como eliminar bactérias do biodiesel ou a respeito da microfiltragem? Então entre em contato com profissionais da POC Filtros, que estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento.

Atenção - wpp
Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!