4 sistemas de microfiltragem que você precisa conhecer

O que é microfiltragem?

 

A microfiltragem é um dos procedimentos mais eficientes da manutenção preditiva. Com ela, é possível evitar falhas e desgastes prematuros do maquinário, além de aumentar sua vida útil. Nesse post você vai conhecer mais sobre os sistemas de microfiltragem e sua importância.

Um dos fatores que mais prejudicam o desempenho do óleo lubrificante é a presença de pequenas partículas. Em um processo de filtragem, não é possível identificar contaminações sólidas muito pequenas. Os sistemas de microfiltragem, por sua vez, garantem retenção mais eficaz, com a captação de partículas de até 2 micras de tamanho. (1 micra é = dividir 1 milímetro por 1000).

 

Durante o processo, o fluido passa por um conjunto de filtros capazes de eliminar as partículas contaminantes por completo. A microfiltragem é uma tecnologia australiana de filtragem de óleo capaz de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e remover também as borras do fluido. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo os óleos novos precisam passar pelo procedimento de microfiltragem, uma vez que eles já vêm naturalmente contaminados do fabricante.

Através da microfiltragem, o óleo é passado por um conjunto de elementos filtrantes de profundidade para eliminar partículas de contaminação, sejam sólidas ou líquidas. A Microfiltragem é capaz de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e remover as borras dos fluidos. Com isso, o óleo poderá ser reutilizado. Esse processo tem eficiência de 99,6% na retenção de partículas sólidas de até 2 micras, na Razão Beta 300.

sistemas de microfiltragem

 

Sistemas de microfiltragem

Todo equipamento se contamina pelo processo natural da operação, e cerca de 30% do óleo contaminado permanece nas linhas e nos subcompartimentos. Dentre os problemas gerados pela falta de microfiltragem, estão falhas de bombas e válvulas, perda de eficiência causada por fugas internas e perda de produtividade. Para evitar tais problemas, é importante conhecer os diferentes sistemas de microfiltragem.

  • SISTEMA DE MICROFILTRAGEM EMBARCADO OU FIXO

Este sistema atende aos pontos de abastecimento onde a frota é confinada, com a utilização de um ponto em comum de abastecimento, como comboios e postos “plant” ou “skid”. O Sistema de Microfiltragem Embarcado ou Fixo garante o fornecimento de combustível limpo para o adequado abastecimento dos equipamentos. Embarcado é preso ao caminhão, tanque, ou equipamento móvel. O sistema fixo é instalado em equipamentos que não são móveis.

  • SISTEMA DE MICROFILTRAGEM DIESEL APLICADO EM LINHA

Já o Sistema de Microfiltragem Diesel é instalado na linha de injeção de combustível. Aplicável em motores eletrônicos e mecânicos, este sistema é modular e oferece proteção aos componentes do sistema de injeção, além de garantir a proteção do sistema de injeção dos equipamentos contra a contaminação por partículas sólidas.

  • SISTEMAS DE MICROFILTRAGEM DE ÓLEO HIDRÁULICO

Os Sistemas de Microfiltragem de Óleo Hidráulico, por sua vez, possuem aplicação embarcada no equipamento e abrangem todo o círculo hidráulico do equipamento. Estes garantem um sistema limpo durante todo o tempo, com um processo contínuo enquanto o equipamento está em funcionamento. Trata-se de um sistema modular e que possui válvula de coleta rápida.

  • SISTEMA MÓVEL DE DIÁLISE

Por fim, há o Sistema de Diálise, desenvolvido especialmente para a microfiltragem de óleos hidráulicos e lubrificantes, com a máxima eficiência no menor tempo possível. Tal microfiltragem tem como objetivo reter as partículas microscópicas contaminantes que geram falhas nos equipamentos. Trata-se de um procedimento que realiza a purificação no formato de diálise gradativa e contínua e que possibilita alto grau de limpeza do sistema.

 

 

Os benefícios da microfiltragem

Assim como as demais ferramentas da manutenção preditiva, a microfiltragem traz importantes benefícios para as empresas. Com ela, é possível evitar desgastes, reduzir custos de manutenção, garantir maior disponibilidade da máquina, além de prolongar a vida útil do componente. Os sistemas de microfiltragem também possibilitam a reutilização do óleo, o que resulta em menos custos para a empresa e menos agressão ao meio ambiente.

Atenção - wpp

 

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!