5 motivos para investir em microfiltragem de óleo

A microfiltragem evitar desgastes, reduz o custo de manutenção entre outras vantagens. Isso porque consegue capturar partículas de até 2 micras, sendo que a filtragem comum consegue atingir apenas até 20 micras, de modo geral.

A microfiltragem de óleo

Para se manterem cada vez mais competitivas no mercado, as empresas que possuem grandes frotas e equipamentos pesados devem incluir em seu planejamento estratégico os controles preventivos e corretivos dos lubrificantes e seus aditivos. A microfiltragem é uma das alternativas mais eficazes para aumentar a vida útil dos fluidos. Mas não para por aí: a microfiltragem de óleo também entra como essencial para a operação.

Pode não parecer, mas as pequenas partículas são as que causam problemas mais graves no desempenho do óleo lubrificante. Em um processo de filtragem comum, não é possível identificar as contaminações sólidas muito pequenas. A precisão da microfiltragem faz com que se torne possível garantir uma retenção mais eficaz, captando partículas de até 2 micras de tamanho. Mas como funciona a microfiltragem de óleo?

Nesse processo minucioso de filtragem de óleo, o fluido é passado por um conjunto de filtros capazes de eliminar partículas contaminantes. A microfiltragem trata-se de uma tecnologia australiana de filtragem de óleo, em que os elementos filtrantes de profundidade são capazes de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e, também, remover as borras do fluido. A microfiltragem é extremamente eficiente na redução da água no biodiesel, o que contribui para a eliminação das bactérias. O processo é capaz de extrair ainda micropartículas sólidas que contaminam o óleo.

Muita gente não sabe, mas os óleos novos, em grande maioria, já vêm contaminados do fabricante. Portanto, não é só o óleo já utilizado que precisa passar pelo procedimento de microfiltragem, mas os novos também.

microfiltragem de oleo

5 motivos para investir em microfiltragem

Agora que o processo e a sua importância estão claros, é hora de conhecermos os principais benefícios da microfiltragem de óleo para máquinas e equipamentos pesados da frota de sua empresa.

1. Evita desgastes

Quando há contaminação, é normal que o equipamento seja mais exigido, aumentando o consumo de combustível e consequentemente, potencializando uma necessidade de uso prolongado do motor. Com o óleo microfiltrado e livre de contaminantes sólidos, o bom funcionamento da frota está garantida, descartando a necessidade de paradas desnecessárias, fazendo com que os equipamentos trabalhem de forma mais contínua e por um período estendido.

2. Redução do custo de manutenção

As ferramentas de manutenção preditiva, como é o caso da microfiltragem, antecipam problemas e identificam o tempo de vida útil dos componentes das máquinas. Por isso, esse tipo minucioso de filtragem de óleo torna-se primordial na prevenção de falhas no motor decorrentes de contaminação. Um óleo filtrado é sinônimo de componentes com a saúde em dia, sem comprometer o ciclo de produção e os resultados da empresa. Além desse benefício, é importante frisar também que os custos com manutenção preditiva são menores do que o investimento em reparos não programados.

3. Maior disponibilidade da máquina

Normalmente, a produção de uma empresa fica parada enquanto parte de sua frota passa por reparos não programados (as manutenções corretivas). Obviamente, o tempo parado irá comprometer toda a produção do dia. No entanto, a microfiltragem pode ser aplicada enquanto os equipamentos estão em operação.

4. Aumenta a vida útil dos componentes

Um óleo livre de contaminações garante um menor desgaste das peças e componentes, alongando a vida útil de toda a frota.

5. Menor impacto ao meio ambiente

Muitas vezes, as empresas não fazem o descarte apropriado do óleo: muitas vezes, os fluidos são despejados na natureza, gerando grandes impactos ambientais. Uma prática ecologicamente correta é a reutilização do óleo, possibilitada pela microfiltragem. Além de preservar a natureza, a empresa ainda reduz custos com a troca do fluido.

 

Veja aqui: 4 Sistemas de Microfiltragem que você precisa conhecer!

 

Saiba mais sobre microfiltragem

As menores partículas são as maiores vilãs para a saúde do óleo lubrificante, gerando gastos, gaps de produção e outras dores de cabeça para os gestores das companhias. A tecnologia da microfiltragem surge como uma opção de melhor custo x benefício para evitar que esse cenário seja uma constante em sua empresa.

Conte sempre com a POC Filtros para sanar as suas dúvidas sobre filtragem de óleo e microfiltragem. Fale com um especialista POC Filtros.

Rolar para cima
× Como podemos ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday