Comboio de Abastecimento com Microfiltragem de Diesel

Veja um estudo de caso com a implantação de um Sistema de Microfiltragem de óleo diesel em Comboio de Abastecimento

A qualidade do combustível, especialmente do diesel, tem se tornado um fator crucial para se alcançar o bom desempenho de máquinas e equipamentos e o sucesso produtivo. Nesta jornada o Comboio de Abastecimento de diesel e lubrificação conhecido popularmente por MELOSA é um forte aliado. Esta unidade móvel também é chamada por outros nomes como: comboio de lubrificação e abastecimento; tanque comboio, caminhão comboio, etc.

Este equipamento é um recurso estratégico para o abastecimento e manutenção de frotas seja em usinas sucroalcooleiras, unidades de mineração, canteiros de obras, pavimentações de rodovias, na agricultura, ou na movimentação de cargas e logística.

 

Sistema de Microfiltragem de diesel em comboio de abastecimento

Uma vez que máquinas modernas necessitam de óleos e fluidos livres de contaminação, Sistemas de Microfiltragem vem ganhando destaque entre os profissionais da manutenção, especialmente manutenção preditiva. Veja nas imagens um estudo de caso realizado em uma Usina Sucroalcooleiras em que 19 unidades/caminhões comboio de abastecimento receberam sistemas de microfiltragem de óleo diesel.


Em uma desta unidades/caminhão fizemos um estudo de caso com a retirada de amostras de óleo ANTES e DEPOIS da instalação do sistema de micro filtragem FMF 404. Os resultados da primeira amostra (1900410284 – VERDE) indicaram grande quantidade de micropartículas de 4, 6 e 14 micras. Já a mostra (1900410292 – AZUL) retirada após a instalação do sistema de filtragem revelou uma queda acentuada dos contaminantes, especialmente de micropartículas de 4 micras.

Por que instalar Microfiltragem em caminhão comboio de abastecimento?

Conforme os dados das análises de óleo apresentados acima não seria exagero dizer que um caminhão comboio sem um sistema de micro filtragem despeja diretamente no tanque de máquinas e equipamentos partículas de 4, 6 e 14 micras. Somado a isso os filtros primários das máquinas retém apenas partículas maiores que 5 micras e saturam rapidamente.

As micropartículas que entram nos sistemas de combustão, ou mesmo em sistemas hidráulicos, ocasionam quebra e desgaste de componentes como cilindros, bombas e válvulas, descontinuidade nas operações das máquinas, vazamentos internos, envelhecimento acelerado dos próprios óleos lubrificantes. Tudo isso contribui para o aumento dos custos operacionais por conta de paradas de manutenção corretiva.

Prevenção, e o fornecimento de fluidos limpos é um bom motivo para instalar um sistema de microfiltragem em comboio de abastecimento, uma vez que cerca de 80% das falhas em equipamentos são causadas por contaminação de fluidos.

Entenda por quê o cliente instalou sistemas de microfiltragem nos comboios

“Paradas para a manutenção corretiva não programada”, este foi o motivo. Segundo o cliente, depois de analisar o cenário percebeu-se que o combustível já vinha com má qualidade da refinaria. Por consequência, inúmeras vezes a colheita era interrompida pois máquinas como colheitadeiras e caminhões necessitavam de manutenção. Em geral os problemas mais comuns eram: Saturação precoce dos filtros primários; Manutenção em bicos, bombas e sistemas de injeção.

Leia mais Custo de Manutenção x Custo de Máquina Parada

 

comboio de abastecimento de diesel

Os sistemas de microfiltragem de óleo Austech são modulares e podem ser instalados em pontos fixos ou em comboio  de abastecimento.

Vantagens da microfiltragem de óleo em comboio de abastecimento:
  • Evita o desgaste prematuro de peças;
  • Evita a perda de produtividade;
  • Reduz o consumo;
  • Evita falhas inesperadas;
  • Aumenta o desempenho;
  • Reduz a oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;
  • Reduz as chances de máquinas paradas;
Filtragem de óleo: normas de limpeza

É preciso destacar que o processo de filtragem de óleo necessita seguir normas que garantam a limpeza do fluido. Tais normas são regulamentadas por órgãos internacionais. Exemplos são:

ATENÇÃO – Transporte de produtos perigosos

Muitas empresas e fazendas fazem o transporte de combustível e outros produtos utilizando barris e outros recipientes. Seja por dificuldades de estrutura, falta de informação, ou “má fé”, este tipo de prática é altamente perigoso para o meio ambiente e para o controle qualidade dos insumos. Quanto a qualidade dos insumos o combustível transportado de maneira precária fica sujeito a contaminações como umidade, poeira o que favorece a proliferação de fungos e bactérias.

Isso certamente comprometerá o desempenho de máquinas e equipamentos. Já para o meio ambiente o transporte improvisado de combustível é extremamente prejudicial, pois os riscos de vazamento podem ameaçar biomas, nascentes de água, prejudicando pessoas que dependem destes recursos. Quem transporta óleos e combustíveis para a manutenção de frota seja com caminhão comboio ou de maneira improvisada está sujeito as normas estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que regulamenta o transporte de produtos considerados perigosos. Para estar dentro da lei é necessário atender a uma série de requisitos, tanto em relação ao veículo, quanto ao que se refere ao material transportado.

Se você ficou na dúvida se está dentro da lei, ou seja, seguindo as normas corretas, deixamos um link da ANTT sobre a regulamentação do transporte de produtos perigosos. Clique e acesse http://www.antt.gov.br

Conclusão

Como vimos ao longo do texto o Caminhão Comboio é um excelente aliado para manutenção e abastecimento de frotas. No entanto, a falta de um sistema de microfiltragem acaba por colocar dentro do tanque de máquinas e equipamentos, grandes quantidades de umidade e micropartículas sólidas que irão comprometer o desempenho e a eficiência produtiva.

Como vimos neste estudo de caso, a instalação de um sistema de microfiltragem em toda frota de caminhões comboio de uma Usina Sucroalcooleira e a oferta de combustível livre de contaminação têm gerado menos paradas e gastos com a manutenção da frota produtiva.

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!