Os benefícios da microfiltragem

Microfiltragem e seus benefícios, uma das principais técnicas para garantir o ideal funcionamento do óleo lubrificante.Neste post, falaremos um pouco

O óleo lubrificante é um componente fundamental para o funcionamento de diversos tipos de máquinas. Sua principal função é reduzir o desgaste e o atrito entre as partes móveis de um sistema.

Formados por um óleo básico (que pode receber aditivos) e encontrados em diferentes formas – variando da líquida à semilíquida –, os óleos lubrificantes são peças-chave na produtividade das empresas, o que torna seu processo de filtragem ainda mais necessário.

Microfiltragem e seus benefícios

O que é a microfiltragem

Além de possibilitar o máximo desempenho de seus equipamentos, a microfiltragem é de suma importância, uma vez que permite a economia de dinheiro e reduz os riscos de manutenções corretivas no futuro.

O principal ganho da microfiltragem é que, ao contrário da simples filtragem de óleo, que não consegue captar contaminações muito pequenas no fluido, ela garante uma retenção de impurezas muito mais eficiente, captando partículas de até 2 micras de tamanho.

Isso proporciona muito mais segurança e produtividade do que a filtragem convencional, já que esta última permite que partículas invisíveis a olho nu sigam no fluido e possam prejudicar o maquinário.

Para que você entendar melhor, listamos abaixo os 5 principais benefícios da microfiltragem. Confira!

Por que adotá-la?

1 – Evita desgaste dos componentes

Os óleos contaminados podem fazer com que haja maior consumo de combustível por parte das máquinas, e isso causa, consequentemente, a necessidade de uso extensivo dos equipamentos.

A microfiltragem evita trocas desnecessárias de componentes e estende a vida útil do filtro de óleo original, além de assegurar o bom funcionamento do equipamento.

2 – Reduz o custo de manutenção

Utilizada para a prevenção de falhas e a proteção do maquinário, a microfiltragem é um dos principais processos da manutenção preditiva.

Seus custos são bem menores do que os de uma manutenção corretiva e, garantindo maior disponibilidade das máquinas, há redução de custos de manutenção ainda maior.

3 – Há maior disponibilidade do equipamento

Quando a frota passa por manutenções corretivas, a produção fica paralisada até que o problema seja solucionado. Esse tempo de espera até a retomada da máquina compromete todo o processo de produção.

A microfiltragem, por sua vez, funciona enquanto os equipamentos estão em operação, o que evita a necessidade de paradas repentinas e possibilita, quando necessário, a programação de paradas pontuais.

4 – Aumenta a vida útil

A microfiltragem garante um fluido limpo dentro do seu equipamento. Isso faz com que o desgaste das peças seja menor e também possibilita que os componentes de cada máquina tenham vida útil maior.

5 – Causa menor impacto ao meio ambiente

Geralmente, o óleo contaminado é descartado na natureza e acaba prejudicando o meio ambiente. Já o óleo microfiltrado pode ser reutilizado, diminuindo os impactos causados e os custos com possíveis trocas de fluido.

Conclusão

Com base no que pudemos observar acima, a microfiltragem é uma importante ferramenta para potencializar a produtividade de suas máquinas, preservar o meio ambiente e, acima de tudo, aumentar os lucros de sua empresa.

Agora que você já conhece os benefícios da microfiltragem, não perca tempo e empregue as melhores técnicas de manutenção em sua empresa! Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar!

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!