Microfiltragem: tudo o que você precisa saber

A microfiltragem de óleo é uma das técnicas mais eficientes da manutenção preditiva. Pode evitar falhas e desgastes prematuros do maquinário, além de aumentar a sua vida útil. Sua tarefa se aplica na limpeza de fluidos na remoção de partículas sólidas e água.

Poucos se atentam a isso, mas os fluidos podem ser contaminados mesmo em função da própria operação usual. Ter esse princípio em mente implica estar bastante atento mesmo quando as máquinas não apresentarem nenhum desgaste ou avaria. Para prevenir qualquer tipo de falha significativa e prolongar a vida útil de seus equipamentos, a melhor recomendação é a realização da microfiltragem de óleo.

Filtragem X Microfiltragem

A filtragem e microfiltragem são técnicas fundamentais para aumentar a vida útil dos equipamentos pois, além de evitar falhas e desgastes, possibilitam um melhor aproveitamento dos mesmos, ajudando a diminuir altos custos com manutenção.

O processo de filtragem é a capacidade de retenção de contaminantes existentes no fluído. A filtragem ou filtração é o processo pelo qual o fluido passa, através de um meio poroso permeável, com a finalidade de reter a contaminação que estava presente nesses óleos. Em geral, os filtros comuns retém contaminação entre 20 e 25 micras. Os filtros POC retém partículas de até 10 micras.

Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações com micragem menores ainda, até as microscópicas de 2 micras. Isso garante uma retenção muito mais eficaz, pois essas pequenas partículas são as responsáveis pelos maiores problemas nos equipamentos. O processo da microfiltragem se baseia na separação de partículas presentes em fluidos, óleos e emulsões em que os elementos filtrantes apresentem poros de 0,1 a 10 micrômetros, o que permite que substâncias maiores que os poros sejam removidas do fluido circulante. Essas partículas muito pequenas são as responsáveis pelos maiores problemas nos equipamentos.

 

O que é a microfiltragem de óleo?

A microfiltragem se baseia, com o auxílio de elementos filtrantes, na retenção da contaminação presente em fluidos. É uma tecnologia capaz de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e remover também as borras do fluido. Importante lembrar que esse processo também deve ser feito em óleos novos pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.

Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações com micragem menores ainda, até as microscópicas de 2 micras. Isso garante uma retenção muito mais eficaz, pois essas pequenas partículas são as responsáveis pelos maiores problemas nos equipamentos.

Tipos de microfiltragem

Quando falamos em microfiltragem, encontramos dois diferentes tipos: de superfície e de profundidade.

Microfiltragem de superfície:

Na microfiltragem de superfície, o fluido basicamente passa direto no elemento filtrante, sem ser retido por ele. Esse tipo de filtro comum, o “plissado” possui no máximo duas camadas de papel e as partículas acabam perfurando o filtro. Uma vez perfurado, partículas menores conseguem passar por ele, contaminando todo o fluido novamente.

microfiltragem de óleo

Microfiltragem de profundidade:

Na microfiltragem de profundidade, o elemento filtrante retém as partículas em suas paredes que possuem o espaço de 80 milímetros entre elas. Os contaminantes passam por caminhos indiretos através do material que forma o elemento filtrante de profundidade. Assim, as partículas são capturadas nas aberturas do meio filtrante, que tem um formato de labirinto. A microfiltragem de óleo é uma técnica que garante prolongamento da vida útil dos seus equipamentos e economia de gastos na manutenção da sua frota. Além disso, evita falhas e desgastes prematuros do maquinário, fazendo com que você possa usufruir ao máximo dos seus equipamentos.

microfiltragem

Microfiltragem como manutenção preditiva

Há diversas maneiras de se aplicar a manutenção preditiva. Irá depender do tipo de máquina, maquinário, equipamento ou qualquer motor que precise fazer a manutenção.

A manutenção preditiva atua para tardar a preventiva e evitar a corretiva.

A manutenção preditiva é uma técnica baseada no estado do equipamento. Faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeção em campo. Atua como monitoramento dos maquinários com a intenção de prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Desse modo, a manutenção preditiva possibilita que algo seja feito antes que os defeitos se agravem, evitando prejuízos maiores para os gestores.

Exemplos de manutenção preditiva:
  1. Análises dos óleos dos maquinários;
  2. Microfiltragem dos óleos;
  3. Análises das peças dos maquinários.
Benefícios da microfiltragem

A técnica da microfiltragem traz muitos benefícios para os equipamentos ligados, por exemplo, a um melhor desempenho de máquinas em geral, à diminuição de riscos de possíveis manutenções corretivas no futuro e à redução de custos com esses reparos.

Atenção - maquinário

 

A microfiltragem por profundidade apresenta grandes benefícios para o seu maquinário.  Dependendo do sistema de microfiltragem escolhido, é possível obter:

  • Aumenta a vida útil dos componentes

A técnica da microfiltragem faz com que o fluido fique limpo dentro do equipamento. Uma máquina com níveis menores de contaminação tende a um menor desgaste de suas peças e componentes. Dessa forma, eleva-se a vida útil dos componentes e de todo o equipamento.

  • Reduz os custos de manutenção

Processo integrante da manutenção preditiva, a microfiltragem contribui para a prevenção de falhas e proteção do maquinário. Uma manutenção preditiva tem custos bem menores do que aquelas de caráter preventivo ou das manutenções corretivas, possibilitando maior disponibilidade das máquinas.

  • Evita o desgaste dos componentes

Na maioria dos casos, o desgaste de componentes se dá pelo maior consumo de combustível e pelo uso extensivo dos equipamentos. A microfiltragem evita esse desgaste e estende a vida útil do filtro de óleo original.

  • Garante maior disponibilidade da máquina

A microfiltragem funciona ao mesmo tempo em que os equipamentos estão em operação, o que não compromete o processo de produção. Uma vez que não é necessário realizar a parada dessas máquinas, como ocorre em manutenções corretivas, a técnica garante maior disponibilidade da máquina.

  • Causa menor impacto ao meio ambiente

Em alguns casos, o óleo contaminado é descartado na natureza de forma imprópria, mesmo quando há a possibilidade de receber outros usos valendo-se de procedimentos corretos de descarte. A microfiltragem, por outro lado, tem solução sustentável, pois permite que o óleo hidráulico seja reutilizado, o que diminui o impacto ao meio ambiente e reduz custos com a troca do fluido.

Com a microfiltragem de óleo você garante:

  • Retenção de partículas de até 2 micras na razão beta 300 (absolutas);
  • Remoção da borra e água dos fluidos;
  • Eficiência de 99,6% de limpeza de partículas sólidas.
Cuidado com a contaminação

Por mais que os cuidados necessários sejam tomados no dia a dia, as chances de óleo ser contaminado sempre existem. A condensação da água, que costuma ocorrer através do ar que entra no tanque, assim como as variações de temperatura, são dois exemplos.

O abastecimento com combustível de baixa qualidade, a limpeza inadequada e as partículas resultantes do próprio processo de produção externa (transformação de metais, de madeiras, minerais, entre outros) são outros vilões do óleo.

Porém, o que causa problemas não é a contaminação por si só, mas sim a falta de manutenção e cuidados. Quanto mais tempo o óleo contaminado ficar circulando pelo equipamento, mais danos causará. É nessa hora que a microfiltragem torna-se uma grande aliada à vida útil dos fluidos e equipamentos, assim você reduz custos.

Conclusão

A microfiltragem de óleo é uma técnica que garante prolongamento da vida útil dos seus equipamentos e economia de gastos na manutenção da sua frota. Além disso, evita falhas e desgastes prematuros do maquinário, fazendo com que você possa usufruir ao máximo dos seus equipamentos.

Como parte do processo de manutenção preditiva, a microfiltragem é uma técnica fundamental para os equipamentos da sua empresa. Com a microfiltragem, a captação de contaminação se torna ainda mais eficiente e o desempenho dos equipamentos é melhorado, reduzindo os riscos de manutenções corretivas no futuro. A técnica garante ainda menor desgaste das peças e dos equipamentos, aumentando a vida útil do maquinário e promovendo sua plena produtividade.

Faça sempre uma manutenção preditiva dos seus equipamentos e não esqueça de recorrer à microfiltragem de profundidade, pois é a melhor e mais eficaz técnica dentro da limpeza de óleo. É melhor garantir que não haja surpresas com o seu maquinário. 

 


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com especialistas. (49) 3319-9211 ou whats: (49) 9 9959-5612.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!