De onde vem a contaminação do diesel? Entenda

De onde vem a contaminação do diesel?

A contaminação do óleo diesel é uma das principais causas do desgaste prematuro dos sistemas de injeção. Logo, é preciso atenção e cuidado com o tanque de combustível, desde o processo de refino até o seu consumo.

Conforme discutido nesse post sobre como escolher a taxa de enxofre, o óleo diesel é um combustível muito importante, utilizado em diversos motores, como veículos rodoviários, ferroviários ou marítimos, máquinas agrícolas, industriais e geradores de eletricidade.

Em motores e sistemas a diesel, a queima do combustível se dá por meio do calor gerado pela alta compressão do ar. Esse tipo de motor é muito usado em máquinas e veículos pesados, por suas vantagens em relação ao rendimento, à durabilidade, à segurança e aos custos de manutenção. Pensando na importância desse tipo de equipamento, discutiremos a seguir sobre a razão da contaminação do diesel e seus diferentes tipos.

De onde vem a contaminação do diesel? Entenda

De acordo com especialistas POC Filtros, as três origens mais comuns de contaminação do diesel são a água, as micropartículas suspensas, tanques não completos de combustível e o uso inadequado de combustível misturado. 

  • Contaminação por água

A água no combustível costuma ter origem em três formas. A primeira se dá na condensação dentro dos tanques por variação de temperatura, geralmente ocorrida no armazenamento ou durante o uso. A segunda acontece quando se utiliza um combustível de qualidade não reconhecida, potencialmente contaminado por água.

Por fim, a presença de água também ocorre com limpeza inadequada dos tanques, deixando água no interior. O acúmulo de água prejudica a combustão do diesel, acelerando a saturação dos filtros e podendo acarretar danos em todo o sistema de combustível, bem como sua deterioração e desenvolvimento de colônias de bactérias.

  • Contaminação por micropartículas

As micropartículas geralmente entram no sistema por meio de tampas mal vedadas e respiros abertos, muitas vezes no armazenamento e durante o uso. Sua presença também se verifica com o uso de filtros inadequados ou desgastados, incapazes de barrar a entrada de partículas abrasivas. Outra forma comum dessa contaminação se dá pelo uso de tanques corroídos, enferrujados ou contaminados por pó.

  • Contaminação por combustível inadequado

Outra forma comum  é pelo uso inadequado de combustíveis misturados. Isso geralmente se nota com combustíveis de qualidade não reconhecida, níveis de mistura de biodiesel que não atendem à conformidade da legislação nacional e quando há combinação do combustível com produtos não recomendados, como a querosene e o metanol, por exemplo.

Todos esse problemas podem causar danos e prejuízos em todo o motor, como erosão prematura das peças, desregulação, perda de potência e maiores níveis de consumo de óleo diesel. Para saber mais sobre os principais problemas e prejuízos que a contaminação do diesel pode causar em seus equipamentos, leia o nosso post sobre o tema.

 

Materiais - Análise e Filtragem de Óleo na Construção Civil

 

Algumas medidas básicas de prevenção consistem na inspeção e na limpeza adequadas dos tanques, em não estocar o diesel por períodos prolongados de tempo ou deixá-lo exposto a altas temperaturas. Esse acúmulo também pode ser prevenido por meio da manutenção dos tanques de transporte e armazenamento sempre cheios, drenando o condensado com frequência e utilizando filtros separadores de alta eficiência na linha de abastecimento.

Veja no vídeo um filtro que separa a contaminação do diesel

Conclusão

Para combater e evitar a contaminação do óleo diesel, é preciso que se invista em procedimentos como a filtragem de óleo. Ela reduz o teor de água e separa partículas sólidas e outros contaminantes do óleo, beneficiando o desempenho do motor, reduzindo emissão de poluentes e necessidade de intervenções, aprimorando a vida útil e a economia do veículo. Assim, você garante maior produtividade e os melhores resultados possíveis com seus equipamentos.

Além de ser um processo simples e eficiente, os resultados da filtragem do óleo diesel proporcionam benefícios ao maquinário como um todo. Tal metodologia recupera a qualidade lubrificante do óleo, garantindo o melhor desempenho e funcionamento do motor a diesel.

Para saber mais sobre a necessidade de se filtrar o óleo diesel, leia o nosso post sobre o tema. Agora você já tem informação sobre a procedência da contaminação do óleo diesel. Então, não pare por aí e continue buscando o sucesso de seus negócios: faça uma cotação com a nossa equipe de especialistas.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!