Por que o óleo diesel precisa ser filtrado?

O óleo diesel é um combustível fóssil importante para diversos setores do mercado. Ele é utilizado pelos segmentos rodoviário (veículos automotivos; máquinas agrícolas, industriais e de construção), marítimo (embarcações), ferroviário, de mineração e geradores de energia elétrica.

Derivado do petróleo, ele é destinado aos motores de ciclo diesel (aqueles de combustão interna e ignição por compressão). Por desempenhar funções essenciais para o bom funcionamento do motor, o óleo requer atenção especial.

Um dos problemas mais comuns quando o assunto é óleo diesel é a sua contaminação. Em linhas gerais, ela pode se dar de três maneiras: pela água (de três formas diferentes), pelo contato com partículas sólidas e pela contaminação biológica (fungos e bactérias).

A contaminação ocorre em várias etapas, como na estocagem e na armazenagem inadequadas do óleo; durante trocas mal executadas; no contato com material que acelera a formação de sedimentos; e na própria utilização do óleo em veículos e máquinas.

Vídeo – Filtragem de óleo diesel em tanque de abastecimento

As consequências da contaminação

Uma vez em contato com o óleo, os contaminantes alteram e reduzem suas propriedades do combustível. Esse fenômeno tem vários efeitos negativos para todo o maquinário. Confira alguns deles:

– Aumento do atrito e do desgaste: uma das principais funções dos óleos lubrificantes é servir como uma camada protetora entre as partes do motor. Quando o óleo está contaminado, há diminuição dessa proteção, e, por conseguinte, o atrito se intensifica. Com isso, aumenta também o desgaste das peças.

– Redução da vida útil dos componentes: esta complicação está diretamente ligada ao aumento do desgaste. Por causar danos às peças, o desgaste reduz o  tempo de vida útil de todo o maquinário e aumenta as chances de paradas.

– Falhas de injeção de combustível: este tipo de complicação geralmente se dá por causa de sujeira nas bombas e nos bicos injetores, que pode até causar a erosão prematura das peças.

– Desregulagem do motor, perda de potência e aumento do consumo de combustível.

Óleo diesel

Materiais - EBOOK: GUIA SOBRE FILTRAGEM: POR QUE É TÃO ESSENCIAL?

Os benefícios da filtragem

Para combater e evitar a contaminação, a filtragem é um dos métodos mais recomendados. Ao reduzir o teor de água e separar partículas sólidas e outros contaminantes devolvendo suas propriedades lubrificantes, o que garante o bom funcionamento do motor.

Além de ser um processo simples e eficiente, os resultados são bastante positivos para o maquinário como um todo. Dentre as vantagens, estão: melhor rendimento do motor, prolongamento da vida útil das peças, ignição mais rápida e redução de custos com paradas.

Para mais informações sobre, entre em contato com um de nossos especialistas.

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!