VÍDEO – Filtro separador de água e diesel

Filtro separador de água e diesel instalado em um tanque de 15 mil litros de óleo combustível.

Água no Diesel

No caso de motores a diesel, a separação da água emulsificada do óleo é um requisito há muito tempo. Por esse motivo, é indispensável a inclusão de um sistema de filtragem adequado às suas necessidades. Conheça melhor o funcionamento desses filtros indispensáveis ao bom funcionamento de motores a diesel e em sistemas hidráulicos.

A separação de água do óleo diesel é feita através da aplicação de sistemas de filtragem. Tipicamente, o meio filtrante adotado é uma barreira hidrofóbica, tal como celulose tratada com camadas de silicone, que retém a água em sua superfície repelente de umidade. A água no combustível é rejeitada e se acumula a montante do fluxo do óleo no interior do filtro. À medida que mais água é extraída, as gotas coalescem em tamanho maior e são drenadas num copo coletor.

Outro modo de filtragem de água do óleo eficiente é por intermédio de meio filtrante hidrofílico coalescente de profundidade, tal como microfibra de vidro. Esse material tem alta afinidade com as moléculas de água. Por isso, a água é atraída para o meio filtrante e vai se acumulando com o tempo, formando gotas massivas. A montante do fluxo, é instalado um coletor onde a água vai cair em razão de sua maior densidade, enquanto o combustível subirá até a saída do filtro.

Outras formas de remoção da umidade do óleo são:

    • Separação por gravidade
    • Separação centrífuga
    • Separação coalescente
    • Separação absorvente
    • Desidratação a vácuo

Como já comentamos aqui no Blog, é impossível evitar a presença de água no combustível. Porém, é perfeitamente possível controlar os estragos deste e de outros contaminantes com a filtragem de óleo.

A remoção de contaminantes, como água e partícula sólidas, evita a saturação precoce dos filtros originais das máquinas, além de proteger bicos, bombas e motores de injeção.

Conheça POC um filtro separador de água e diesel com alta eficiência. Pode ser instalado diretamente em máquinas e veículos, ou também em tanques de distribuição de combustível, seja para a limpeza ou para o abastecimento.

Como age um filtro separador de água e óleo

Os separadores de água são utilizados em conjunto com medidas de controle de umidade no interior do óleo, que são:

  • Adição de aditivos ao óleo.
  • Instalação de respiradouros dessecantes.
  • Boas práticas de armazenamento e manuseio.
  • Análises de óleo periódicas.

Contudo, essas medidas não impedem completamente a entrada de água no sistema. Por esse motivo, é necessária a adoção de práticas de separação da água do óleo. A mais eficiente delas é a filtração.

 

De onde vem a água que contamina o óleo?

A principal fonte de umidade é o ar atmosférico. Mesmo morando em locais de baixa umidade relativa do ar, há o risco de contaminação por outras fontes. As origens mais comuns da água no óleo são:

  • Entrada de umidade ou água através de respiradouros, filtros, selo ou cobertura no sistema. Para quem lida com tratores em campo, pode haver entrada de água da chuva nos canos de respiro ou na descarga, por exemplo.
  • Vazamentos em sistemas de refrigeração, tais como trocadores de calor e coolers. Certamente você já reparou que os aparelhos de ar-condicionado mais antigos produzem gotas de água na saída dos motores. Se houver algum problema no sistema interno, essa água pode respingar e vazar para dentro do motor.
  • Condensação em reservatórios ou sistemas de lubrificação, especialmente no caso de ficarem expostos ao ar com muita frequência.
  • Umidade residual originada da lavagem do equipamento.
  • Entrada de água durante o abastecimento, coleta de amostras, troca de óleo. 

Filtro separador de água e diesel: 5 benefícios

1º GARANTIA E RESISTÊNCIA

O POC é duplamente mais resistente, na parte interna as paredes de aço oferecem maior resistência à ação corrosiva do óleo diesel. Já na parte externa a pintura eletrostática garante acabamento anticorrosivo permitindo que o produto possa ser utilizado especialmente em ambiente externo. O purificador possui vida útil de 6 anos e garantia de fábrica de 2 anos.

2º LIMPEZA EFICIENTE

O POC é uma excelente solução como filtro separador de água. Seu sistema de drenagem consegue eliminar grandes quantidades de contaminação o que permite a remoção de 99% da água e contaminantes em geral (até 10 micras) terra, areia, ferrugem, limalhas, defensivos agrícolas, dentre outros;

3º OPERAÇÃO SEM COMPLICAÇÃO

O POC é de fácil instalação e operação. Pode ser utilizado em tanques de abastecimento por meio da gravidade ou através de bombeamento. Já a versão para máquinas e equipamentos é utilizado como pré-filtro separando com grande eficiência a água presente no diesel deixando o combustível limpo para a combustão.

4º INVESTIMENTO CERTO

O POC é um equipamento compacto e de baixo custo, é um sistema de filtragem que não utiliza refil ou elemento filtrante por isso é mais econômico. Sua alta eficiência em retirar água e partículas sólidas (até 10 mícrons) evita a saturação precoce dos filtros originais, além de proteger bicos e bombas de injeções, evitando manutenções não programadas.

5º EQUIPAMENTO VERSÁTIL

O POC adequa-se em qualquer modelo e marca de motor, pode ser dimensionado para atender qualquer vazão de filtragem de combustível. Para atender a demanda de abastecimento e distribuição de combustível sua vazão pode ser dimensionada entre 50 a 2000 litros por minuto. Já para máquinas e veículos o dimensionamento pode ser feito para motores de baixa e alta vazão, entre 4 a 12 cilindros, variando o consumo entre 35 a 220 litros por hora.

Filtro separador de água e diesel: aprenda a controlar os danos da contaminação.

Os filtros POC e Austech realizam essa função com excelência. Os purificadores POC são capazes de retirar até 99% de água presente no óleo diesel, além de contaminantes de até 10 micras. Os equipamentos Austech são sistemas de microfiltragem de óleos diesel e lubrificante. A função deles é semelhante à de um sistema POC, entretanto com granulometria bem menor (partículas de até 2 micras). Em ambos os casos, os filtros vão proteger as máquinas dos danos referidos no item anterior.

Fale com um especialista em Filtragem e Microfiltragem de combustíveis.

Faça uma consultoria gratuita sobre filtro separador de água e diesel.

 

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!