Combustível renovável, o biodiesel tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia. Um dos fatores que mais contribui para isso é o fato de ele ser biodegradável, o que reduz os impactos ambientais. Utilizado em motores diesel padrão, pode substituir parcialmente, ou totalmente, o combustível oriundo do petróleo.
Mas, assim como ocorre com o óleo diesel, bactérias no biodiesel também podem se fazer presentes, mas com um agravante. Devido a composição química deste combustível, o Biodiesel é melhor para o meio ambiente por que leva menos menos enxofre na fórmula, no entanto, isso favorece o surgimento da água e consequentemente de bactérias.
Tal contaminação é extremamente danosa se não eliminada, causando a diminuição da vida útil dos motores.
Cabe destacar que a presença de bactérias no biodiesel contribui para danificar peças importantes da engrenagem, como bicos e bombas injetoras. Desse modo, a deterioração gera um aumento no custo de manutenção, que passa a ser mais frequente. As bactérias no biodiesel ainda causam:
Além disso, a presença de bactérias no biodiesel também pode ser caracterizada por mau cheiro, falhas ou desligamento repentino da máquina ou do veículo, e ainda um funcionamento áspero.
Como surgem as bactérias no biodiesel?
As bactérias no biodiesel são causadas pela presença de água no combustível. A água contribui para a formação da contaminação microbiana. É importante destacar que uma colônia de bactérias pode dobrar de tamanho em períodos curtos, como de 20 a 30 minutos.
De acordo com profissionais do setor, a presença de água no biodiesel ocorre através de 3 maneiras diferentes:
- Condensação: isso costuma ocorrer através do ar que entra no tanque. As variações de temperatura fazem que com que ocorra a condensação da água;
- Abastecimento: em algumas ocasiões, a água pode estar presente também no combustível, principalmente quando de baixa qualidade;
- Limpeza: a limpeza inadequada abre caminho para a presença de água no diesel;
Bactérias no biodiesel: entenda como eliminar
Apesar de a presença de água no biodiesel não poder ser evitada, ela pode ser controlada, afirmam especialistas. Como a água é a causadora do surgimento de bactérias no biodiesel, o trabalho necessita ser focado para reduzir ao máximo a sua presença.
Conforme profissionais da POC Filtros, existem diversos caminhos que, somados, ajudam a eliminar as bactérias do biodiesel. O primeiro passo, destacam, é garantir a avaliação constante o monitoramento do biodiesel, a qual detecta a presença de impurezas.
Outra maneira de eliminar bactérias no biodiesel é por meio da microfiltragem, um dos processos mais eficientes e que apresenta ótimos resultados.
A importância da microfiltragem
A microfiltragem é extremamente eficiente na redução da água no biodiesel, o que contribui para a eliminação das bactérias. O processo é capaz de extrair ainda micropartículas sólidas que contaminam o óleo.
Gostaria de saber mais sobre como eliminar bactérias do biodiesel ou a respeito da microfiltragem? Então entre em contato com profissionais da POC Filtros, que estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento.
Leia também