Utilizar a análise de óleo na manutenção preditiva certamente lhe trará benefícios.
Como já diz aquele ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar”. Pois o mesmo ditado se aplica aos cuidados necessários com equipamentos, sejam eles das áreas industrial, do transporte, da agricultura, ou da construção civil, por exemplo.
Desse modo, a análise do óleo tem papel fundamental na manutenção preditiva dos equipamentos. Isso porque, além de evitar perdas, ainda garante o perfeito desempenho e o aumento da produtividade.
Como é possível ver no vídeo é recomendável o monitoramento de óleos, fluidos e compartimentos:
Análise do óleo na manutenção preditiva
Mas, como a análise de óleo é importante na manutenção preventiva? Simples. Profissionais da área explicam que o processo ajuda a detectar a contaminação do óleo por partículas, ou por água, por exemplo.
- Água: a presença de água é bastante comum em óleo. Normalmente causa a corrosão acelerada de superfícies, o desgaste de peças, entre outros;
- Partículas: são fruto do próprio processo de produção externa, como transformação de metais, de madeiras, mineiras, entre outros. Ainda ocorre de forma interna, com o desgaste natural de peças;
Como a contaminação do óleo prejudica o equipamento
A contaminação do óleo prejudica o equipamento. Em alguns casos, pode até mesmo ser responsável por perdas graves, as quais acarretam grandes prejuízos financeiros. No dia a dia, o óleo fora dos padrões ideais pode gerar consequências como:
- Saturação constante de filtros;
- Desgaste de peças;
- Aumento do consumo;
- Perda de produtividade;
- Falta de máquinas e motores;
- Baixo desempenho;
- Oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;
Além disso, o óleo contaminado por ser o responsável por deixar máquinas e equipamentos fora de funcionamento, o que significa perdas diárias consideráveis. Desse modo, investir na análise de óleo é fundamental para a manutenção preditiva.
Vídeo – Como a analise de óleo pode prevenir problemas
Como ocorre a análise de óleo?
Investir na manutenção preditiva é importante para garantir a qualidade do óleo e, por consequência, aumentar a vida útil dos equipamentos. A melhor maneira de realizar isso é através da análise do óleo.
A análise do óleo é realizada após a coleta de uma amostragem da máquina, a qual é levada para análise em laboratório. É importante salientar que podem ocorrer diversas análises, pois diferentes amostras podem ser coletadas de diversas partes do equipamento.
Vídeo – Conheça um kit de coleta para analise de óleo e fluidos
Os resultados da análise de óleo
Cada amostra possui um relatório individual e a análise do óleo aponta para a possível presença e a quantidade de elementos contaminantes. Através disso se pode saber se a situação foge dos padrões considerados normais.
A análise do óleo é fundamental para a manutenção preditiva, pois possibilita a identificação de problemas e a consequente ação para evitar falhas graves. Com isso, evita gastos desnecessários e acima do esperado.
Vídeo – Conheça uma ferramenta de de monitoramento
Quais setores podem se beneficiar da técnicas de analise de óleos e fluidos:
O que você pode fazer além da análise
Além da analise de óleo, recomendamos a utilização de técnicas de microfiltragem para garantir a qualidade e a pureza do óleos e fluidos. O processo é extremamente eficiente, sendo capaz de eliminar micropartículas sólidas que contaminam o óleo, assim como é eficaz na remoção do excesso de água.
A microfiltragem é o processo capaz de conter as partículas que não são eliminadas pela filtragem tradicional, que normalmente retém somente resíduos grandes e médios. A tecnologia elimina resíduos sólidos com poros entre 0,1 a 10 micrômetros, separando as partículas que contaminam o óleo. Ou seja, as partículas finas e ultrafinas.
Quer saber mais sobre o papel da análise de óleo na manutenção preditiva ou sobre a microfiltragem? Então entre em contato com profissionais da POC Filtros, que estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento.