Já ouviu falar sobre microfiltragem de profundidade? Saiba agora.

Introdução

A filtragem de óleo é uma técnica que garante prolongamento da vida útil dos seus equipamentos e economia de gastos na manutenção da sua frota. Além disso, a filtragem também evita falhas e desgastes prematuros do maquinário, fazendo com que você possa usufruir ao máximo dos seus equipamentos.

Tipos de Filtragem de Óleo

No mercado, existem dois tipos de filtragem de óleo: a filtragem e a microfiltragem. A filtragem comum não consegue captar contaminações muito pequenas, o que é grave, afinal, as partículas invisíveis a olho nu são as verdadeiras vilãs das contaminações. Já a microfiltragem garante uma retenção mais eficiente, capturando partículas de até 2 micras de tamanho – o que proporciona mais segurança na operação.

Microfiltragem de Profundidade x Microfiltragem de Superfície

Dentro da microfiltragem, encontramos dois tipos: de superfície e de profundidade. Na microfiltragem de superfície, o fluido basicamente passa direto no elemento filtrante. Esse tipo de filtro “plissado” possui apenas uma camada, no máximo duas, de papel e as partículas acabam perfurando o filtro. Uma vez perfurado, partículas menores conseguem passar por ele, contaminando todo o fluido novamente.

Na microfiltragem de profundidade, o filtro “bobinado” retém as partículas em suas paredes que possuem o espaço de 2 micras entre elas. Os contaminantes passam por caminhos indiretos através do material que forma o elemento filtrante. Assim, as partículas são capturadas nas aberturas do meio filtrante, que tem um formato de labirinto.

Benefícios da Microfiltragem de Profundidade

A microfiltragem por profundidade apresenta grandes benefícios para o seu maquinário.  Dependendo do sistema de microfiltragem escolhido, é possível obter:

  • Retenção de aproximadamente 900 gramas;
  • Remoção da borra do fluido;
  • Eficiência de 99,6% de limpeza.

Com isso, a microfiltragem por profundidade garante maior eficiência na remoção de partículas, maior segurança no processo, maior eficácia no resultado e maior disponibilidade dos seus equipamentos, sem precisar sujeitá-los a uma parada longa por defeito em uma manutenção corretiva.

Conclusão

Faça sempre uma manutenção preditiva dos seus equipamentos e não esqueça de recorrer à microfiltragem de profundidade, pois é a melhor e mais eficaz técnica dentro da filtragem de óleo. É melhor garantir que não haja surpresas com o seu maquinário. Por isso, faça uma microfiltragem com uma empresa de confiança. Faça uma consultoria gratuita com a POC Filtros.

Veja mais