Vídeo – Microfiltragem de Óleo em Colheitadeira

Microfiltragem de óleo a presença de água e de micropartículas sólidas no óleo hidráulico é um dos fatores que mais prejudica os equipamentos.
Veja neste vídeo um procedimento de microfiltragem de óleo hidráulico em uma colheitadeira.

Entenda mais sobre microfiltragem de óleo hidráulico

A presença de água e de micropartículas sólidas no óleo hidráulico é um dos fatores que mais prejudica os equipamentos. Além de reduzir a vida útil, a contaminação ainda pode gerar diversos danos financeiros. Por isso, realizar a microfiltragem do óleo hidráulico é fundamental.

Como explicam profissionais do setor, fazer a microfiltragem do óleo hidráulico ajuda a prevenir os seguintes problemas:

  • Consumo excessivo;
  • Redução da vida útil de rolamentos e outras peças;
  • Falhas e lentidão dos equipamentos;
  • Oxidação de bicos, bombas e motores de injeção;
  • Saturação dos filtros;
  • Máquinas paradas;

 

É preciso destacar que a microfiltragem do óleo hidráulico é um processo capaz de conter as partículas que não são eliminadas pela filtragem tradicional, a qual normalmente retém somente resíduos grandes e médios.

A tecnologia elimina resíduos sólidos com poros entre 0,1 a 10 micrômetros, separando as partículas que contaminam o óleo. Ou seja, as partículas finas e ultrafinas, o que significa uma retenção mais eficaz e segura para o equipamentos.

Veja quando realizar a microfiltragem do óleo hidráulico

Saber quando realizar a microfiltragem do óleo hidráulico pode gerar dúvidas. No entanto, profissionais especializados da POC Filtros explicam que existem diversos caminhos para saber.

O primeiro dele é através da análise do óleo, a qual é feita em laboratório após a coleta de amostra. O procedimento é capaz de identificar impurezas contidas no óleo hidráulico, como excesso de água ou de partículas, por exemplo.

A análise do óleo é fundamental para a manutenção preventiva, pois possibilita a identificação de problemas e a consequente ação para evitar falhas graves. Com isso, evita gastos desnecessários e acima do esperado. O procedimento ainda detecta se o óleo necessita ser trocado.

Além disso, a microfiltragem do óleo hidráulico também é recomendada para o produto novo. Cabe destacar que o óleo pode sofrer contaminação ainda na fonte, durante o transporte, o armazenamento, ou ainda na transferência.

A terceira dica, a qual representa economia, é realizar a microfiltragem do óleo hidráulico de máquinas quebradas. Ao contrário do que alguns podem pensar, o óleo da máquina quebrada não precisa ser jogado fora se ainda estiver dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante. De acordo com especialistas, basta que seja feita a microfiltragem para que ele possa ser utilizado novamente.

Leia também

 

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com profissionais

A microfiltragem do óleo hidráulico é fundamental para a manutenção preventiva, reduzindo custos desnecessários, aumento a produtividade e a vida útil do equipamento. Desse modo, se você tem alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com profissionais da POC Filtros, os quais estão sempre à disposição para auxiliar na busca das melhores soluções para o seu equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!