A Microfiltragem é uma técnica de manutenção preditiva que consiste na separação física da umidade (água) e materiais (sólidos) particulados presentes em líquidos, óleos e emulsões. Esta separação é feita com elementos filtrantes que possuem microporos que podem chegar a 0,1 micras, o que garante a limpeza dos fluidos. Como benefícios, a Microfiltragem evita a troca desnecessária de óleos, e prolonga a vida útil de máquinas e equipamentos.

Por que fazer Microfiltragem de óleo?

Você pode se perguntar, mas filtros originais/convencionais não fazem Microfiltragem? A reposta é não!

Máquinas e equipamentos dos mais diversos setores como indústria, transporte, mineração, agricultura possuem filtros que não captam partículas menores que 5 micras. Isso se dá por uma questão técnica, a grande maioria dos equipamentos trabalham com o fluxo total de óleo que passa pelo sistema em alta pressão, não permitindo que haja uma filtragem adequada dos fluidos lubrificantes e hidráulicos.

Ou seja, para se ter uma alta pressão e quantidade suficiente de óleo, os filtros originais possuem poros maiores que 5 micras não filtrando adequadamente partículas pequenas.

Em geral, os filtros comuns retém contaminação entre 20 e 25 micras. Os filtros POC retém partículas de até 10 micras.

Micra/Micrômetro e Micron é o mesmo que dividir 1 milímetro por 1000. Um fio de cabelo tem espessura de 75 micras. Quanto menor o micron, menor é o tamanho da partícula.

microfiltragem

Veja na imagem um filtro comum utilizados na grande maioria dos equipamentos e veículos que saem de fábrica.

Esse modelo de filtro, quando novo, removem a grande maioria das partículas maiores que 25 a 50 micras e quanto menor o tamanho da partícula, menor a percentagem de retenção.

Micropartículas e danos em sistemas hidráulicos e lubrificantes

Cada partícula que passa pelo filtro comum corrói suas galerias permitindo a passagem de mais partículas que irão ocasionar a completa incapacidade operacional do sistema filtrante, consequentemente gerando danos às peças do equipamento. Essas mesmas partículas podem ficar incrustadas na superfície de mancais causando o seu desgaste ou causar o entupimento dos capilares por onde passa o óleo, ocasionando o colapso do fluxo do sistema.

Em sistemas hidráulicos por exemplo, o comando de  válvulas, é facilmente danificado por micropartículas que diminuem a qualidade do fluido necessário. No curto prazo pode ocorrer um acúmulo de particulados que irá se refletir num aumento do desgaste, perda de controle e de potência do sistema e perda do fluido hidráulico.

Problemas causados por umidade e água no óleo

Além do problema dos materiais particulados, a umidade que se forma nos fluídos hidráulicos e lubrificantes promove a formação de ácidos que por sua vez aumentam a corrosão dos motores e dos sistemas internos por onde o óleo circula.

A umidade pode se manifestar nos equipamentos de diversas maneiras, sendo por condensação a mais comum delas. A água condensada que se forma causa a degradação dos aditivos, degradação das moléculas dos óleos lubrificantes e hidráulicos, reduzindo a vida útil das peças.

Um estudo realizado pela Companhia de Rolamentos Timken demonstrou como a sujeira e água afetam a vida útil de rolamentos, apontando que uma quantidade de 0,02% de água em óleos hidráulicos irá diminuir a vida útil de rolamentos em 50%.

MICROFILTRAGEM DE PROFUNDIDADE

A microfiltragem de profundidade é a técnica mais eficaz. Ela remove as partículas com mais eficiência, confere mais segurança no processo e, principalmente, oferece muitos benefícios para os equipamento. A técnica, dependendo do sistema, pode conferir a retenção de aproximadamente 900 gramas.

A Microfiltragem Austech remove a remoção da borra do fluido, água e tem eficiência de até 99,6% na limpeza em partículas de até 2 micras, na razão Beta 300.

Conclusão

Aplicando a Microfiltragem você elimina a umidade e minúsculas partículas que causam a maioria dos danos que vemos nos equipamentos.

Técnicas de manutenção preditiva como a Microfiltragem e Análise de óleos previnem problemas; evitam troca frequente dos fluídos e filtros, evitam consumo desnecessário de óleos, melhorando o custo benefício e também o impacto sócio ambiental.

Tecnicamente, se o óleo for mantido limpo e livre de umidade, podemos facilmente estender sua vida útil deste óleo bem como dos equipamentos.

Consulte nossos especialistas e melhore os custos de sua operação!

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!