Conheça 4 tipos de filtragem de óleo hidráulico

Para que funcionem bem, máquinas e equipamentos dependem do trabalho conjunto de vários componentes. Um deles é o óleo hidráulico, um lubrificante de grande importância para o desempenho geral do maquinário.

A principal função do óleo hidráulico é ser um meio de transmissão de energia e troca de calor. Além disso, ele também lubrifica e favorece o movimento das peças, veda as entradas e as saídas de ar, além de preencher as folgas entre os componentes.

Por essas razões, a filtragem de óleo hidráulico é uma conduta mais que necessária. Para se ter ideia, cerca de 75% das falhas de sistemas são causadas por irregularidades e contaminação do óleo. Isso se deve principalmente pela perda de suas propriedades lubrificantes, o que aumenta o desgaste e prejudica a vida útil das peças.

Visando garantir a boa performance dos fluidos lubrificantes, a filtragem de óleo tem despontado como a solução ideal. Ao combater a contaminação do óleo, a filtragem é capaz de impedir falhas nas bombas e nas válvulas, perdas de eficiência por fugas internas e trocas de óleo desnecessárias.


 

Os tipos de filtragem de óleo hidráulico

Diversos tipos de filtros estão disponíveis no mercado, cada um deles com suas particularidades e benefícios. Ainda que muitos especialistas recomendem a aplicação combinada dos filtros, é preciso estar atento às funções de cada tipo. Confira:

Filtros de sucção

Localizados antes da conexão de entrada da bomba, a função desses filtros é proteger a bomba da contaminação do fluido. Os filtros de sucção podem estar submersos no óleo ou montados externamente, o que facilita a manutenção. Por terem elementos (refis) abertos, os filtros de sucção não são indicados para a proteção primária contra a contaminação.

Filtros de pressão

Os filtros desta categoria ficam localizados após a bomba e preservam o sistema de pressão. Algumas de suas vantagens são a proteção específica dos componentes, a separação dos sedimentos gerados pelo desgaste da bomba e a limpeza geral do sistema. Além disso, os filtros de pressão permitem a utilização de elementos de alta eficiência e filtragem fina.

Filtros de retorno

Os filtros de retorno são recomendados quando a bomba é um componente sensível no sistema hidráulico. Geralmente, eles são instalados logo acima do reservatório e, assim, são os últimos componentes pelos quais o óleo passa antes de adentrá-lo. Este tipo de filtro captura sedimentos gerados pelo desgaste das peças e das partículas que entram pelas vedações.

óleo hidráulico

 

Filtragem Off-Line ou Auxiliar

Este método consiste num subsistema independente de filtragem montado à parte do sistema hidráulico. Formado por bomba, filtro, motor elétrico e sistema de conexões, o sistema off-line atua por fora das linhas de trabalho. Por meio do filtro, o fluido circula continuamente para dentro e para fora do reservatório, o que mantém seus níveis de contaminação sob contr

ole.

Outra operação possível através da filtragem off-line é o direcionamento do óleo pressurizado da linha para o filtro sem a utilização de bomba e/ou motor elétrico. Assim como o p

rimeiro método, esta opção também filtra o óleo e devolve-o ao tanque em boas condições.

 


 

A importância do planejamento

Além de saber escolher o método de filtragem de óleo hidráulico ideal, é importante realizar um planejamento prévio e aplicá-lo durante todo o processo. Tal planejamento consiste na esquematização das etapas da filtragem, na análise cuidadosa dos resultados obtidos e nos ajustes necessários para que os ideais de desempenho e produção sejam atingidos.

Assim, torna-se possível elevar ao máximo a performance da filtragem de óleo. Os benefícios disso para o maquinário são diversos: ao reduzir o atrito e o desgaste das peças, os equipamentos têm sua vida útil prolongada e o aumento de sua disponibilidade. Ademais, esse tipo de manutenção reduz os custos com futuras paradas e intervenções corretivas.

Quer saber mais sobre os tipos de filtragem e qual deles utilizar?

É só entrar em contato com um de nossos especialistas

Atenção - wpp

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!