Água no Diesel: Problemas e Soluções!

água no diesel é responsável por uma série de problemas como o entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.  Se você possui uma frota grande ou pequena, ou mesmo apenas uma máquina já deve ter passado por algum destes problemas.

Isso acontece por que a água no diesel provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água. A borra também pode se acumular em bolsões no fundo de tanques de armazenamento ou tanque de máquinas e veículos.

Neste post você acompanha um especial sobre água no diesel. Para começar veja um vídeo da ALS, nossa parceira sobre o tema.

 

De onde vem a água?

A água pode se fazer presente no combustível pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques, o que pode ser uma porta para a presença de óleo.

 

A água no diesel pode ser dividida em 3 grupos ou variações: água dissolvida; água livre; e água com emulsificantes.

Água dissolvida no diesel:

Sabemos que a água pode chegar até o diesel pelo ar que entra no tanque enquanto este está parcialmente cheio. As variações de temperatura causadas pelas condições climáticas geram a condensação da água nas paredes dos tanques.  Em máquinas com motores de alta pressão há o retorno de combustível aquecido para o tanque, o que também gera condensação de água nas paredes do tanque devido a diferença de temperatura. A água dissolvida também pode entrar em contato com o diesel no transporte ou mesmo em tanques contaminados no processo de estocagem.

Água livre no diesel:

Esta variação dá água presente no diesel não permanece misturada ao combustível.  Por influência de gravidade depois de um determinado tempo a diferença de densidade faz com que a água fique na parte  inferior, enquanto o óleo fica na superfície do tanque. Um dos efeitos da água livre no diesel é a redução da lubricidade do combustível e consequentemente danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.

Água com emulsificantes no diesel:

É aquela que se mistura ao óleo diesel sendo a mais difícil de removê-la. A água emulsificada pode se formar durante o bombeamento, transporte, ou mesmo através de reações químicas entre os componentes que formam o combustível. A emulsão formada pela água pode variar de coloração de acordo com o volume ou tamanha das gotas. Por exemplo, quando as gotas possuem o tamanho maior que 1 micron a emulsão é visível na cor branca.

água no diesel

Problemas causados pela água no óleo

  • Danos ao tanque de combustível;
  • Dificuldades no fluxo do combustível;
  • Desgaste da bomba injetora;
  • Desgaste dos bicos de injeção;
  • Desgaste prematuro dos componentes do motor;
  • Contaminação do óleo do cárter;
  • Carbonização das partes superiores do motor;
  • Variação da viscosidade do óleo.

Como resolver o problema?

 

Veja o filtro separador de água e óleo diesel

A utilização de filtros separadores de água, também conhecidos como sistema de filtragem, é altamente recomendada para controle de contaminante líquido, como a água. Estes filtros podem ser utilizados nos tanques de abastecimento ou mesmo instalados embarcado em máquinas e veículos.

Drenagem em filtro separador de água e diesel

Assista a o vídeo de uma drenagem de filtro separador de água instalado em um trator Case Maxxum 135.

Acompanhe a primeira análise feita pelo consultor sobre a contaminação em encontrada e os possíveis efeitos para o sistema de injeção da máquina.

É possível evitar a presença de água no diesel?

A resposta para esta pergunta é NÃO. É possível apenas controlar sua presença através de boas práticas no transporte e manejo, tomando o devido cuidado para que os tanques não contenham água e outros contaminantes.

Outra medida que pode reduzir a quantidade de água no diesel é mantê-lo sempre cheio, evitando que o ar entre e se condense na forma de água.

Fazer a drenagem dos tanques de estocagem também é uma medida que ajuda a reduzir a água já decantada.

Conheça mais sobre mais controle de contaminação de água no óleo diesel, fale com um especialista em Filtragem e Microfiltragem.

Atenção - wpp

 

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Iniciar conversa!